Encontrei um artigo que achei muito bom. Publico este artigo aqui porque este não é o mundo real; ninguém aqui vai afetar meus interesses e, além disso, é um lugar com poucas pessoas. Quanto menos pessoas souberem dessas coisas, melhor. Por exemplo, na vida real, se alguém me perguntar: 'Você conhece Li Zongwu?' Eu certamente diria que não conheço... Nem mencionaria.
Por que as pessoas que gastam mais dinheiro ficam mais ricas, enquanto aquelas que têm muito cuidado em gastar acabam ficando pobres...?
'Observe atentamente as pessoas ao seu redor. Aqueles que desde crianças eram generosos ao convidar amigos para comer ou gastar dinheiro, até hoje continuam com condições de gastar generosamente. Já aqueles que toda vez que chega a hora de pagar não conseguem travar a bicicleta ou nem trazem a carteira, muitos anos depois continuam levando uma vida apertada!'
Mais de meio ano atrás, enquanto ouvia a aula de um mestre de estudos clássicos chineses, Zhai Hongsheng, ouvi essas palavras e fiquei profundamente tocado. Observando atentamente minha infância e os amigos atuais, percebi que realmente é assim: parece que quanto mais uma pessoa gasta, mais rica ela fica; e os amigos que economizam demais acabam ficando mais pobres!
Isso me deixou surpreso. Como isso seria possível? Desde os tempos antigos, sempre fomos ensinados: somente economizando é que se consegue guardar dinheiro; quanto mais frugal, mais se consegue poupar; não importa quanto se ganhe, só o que se economiza é realmente seu… Todas essas ideias estarão erradas?
Essa dúvida começou a me incomodar, me forçando a examinar cuidadosamente essa conclusão. Comecei a estudar muitos livros sobre os segredos da riqueza, a visão judaica sobre o dinheiro, e outros livros sobre dinheiro, para testar essa conclusão — será que realmente quanto mais alguém gasta, mais rico fica, e quanto mais alguém tem dificuldade de gastar, mais pobre fica? Recentemente, finalmente obtive uma resposta, que agora compartilho.
Um amigo me contou uma história que o deixou confuso:
Ele tinha um colega de trabalho extremamente frugal. Quão frugal? Até que ponto?Quase nunca compro o café da manhã, se posso pegar com colegas, pego; se não posso, não como. Sou um fumante, quase nunca levo meus próprios cigarros, só vejo como posso pegar com colegas. Quanto a empréstimos, pego dinheiro emprestado, mas não devolvo. Pelo jeito, provavelmente sou o tipo típico de pessoa que leva a vida de forma "econômica" para enriquecer. Seguindo essa lógica, a economia poderia levar à riqueza, ou seja, eu deveria ser capaz de enriquecer e acumular muito dinheiro na vida. No entanto, alguns anos depois, meu filho adoeceu e, a partir daí, todo o dinheiro que economizei, sem ousar gastar, foi gasto. Quase todos os amigos e parentes de quem poderia pedir emprestado já foram solicitados. Seguindo minha conduta anterior, aqueles dispostos a me emprestar dinheiro eram apenas os parentes, poucos amigos estavam dispostos a emprestar. O mais lamentável é que, além de estar cheio de dívidas, meu filho acabou falecendo mesmo assim.\E minha vida? A partir de então, continuou exigindo ainda mais economia e, ao mesmo tempo, suportando uma pressão interna maior. Realmente, que tipo de mentalidade e estilo de gastar atrai qual tipo de ambiente externo para se corresponder, parece que quanto mais alguém reluta em gastar, mais pobre se torna.\Em Pequim, devido a algumas relações, podia frequentemente participar de algumas reuniões sociais, naturalmente também conhecendo muitos amigos cujo patrimônio é de pelo menos centenas de milhões. Naturalmente, também comemos juntos com frequência, é claro que, como eu estava apenas começando, quase sempre eram os amigos que pagavam. Nesse quase um ano em Pequim, posso dizer que frequentei muitos lugares de consumo alto. Por exemplo, o Hotel de Pequim, o Edifício Shenzhen, e várias lojas características coreanas e japonesas, além das luxuosas casas de campo dos amigos, e os vinhos eram, por exemplo, Moutai, Wuliangye, desde os mais comuns, aos top, edições raras e limitadas, muitas delas nem disponíveis para o público, cada garrafa custava centenas ou milhares, e às vezes até impagáveis. Cada consumo era de milhares ou dezenas de milhares de reais. Luxuoso? Claro. Alguém pode perguntar: isso também é considerado luxo? Você nem viu os mais luxuosos ainda. Sim, eu admito, claro, e os mais luxuosos certamente serão parte da vida que vou aproveitar no futuro. Eu dou esses exemplos não para contar histórias pessoais, mas apenas para ilustrar algumas situações. Uma coisa em que acredito que todos concordam é que essas experiências de vida são, no mínimo, muitas vezes mais extravagantes do que aquelas de pessoas econômicas e que vivem uma vida tranquila, que gastam apenas umas poucas centenas por uma refeição fora.Em teoria, para pessoas que gastam assim, o esperado seria gastar cada vez menos, mas na realidade, mesmo aqueles com patrimônio de centenas de milhões, ou até dezenas de bilhões, gastam cada vez mais. Parece que isso confirma novamente: quanto mais se gasta, mais rico se é.
Ao falar nisso, acredito que certamente alguns amigos pensam: 'Obviamente, se eu tivesse um patrimônio de bilhões, não só gastaria milhões, eu gastaria assim mesmo.' Porque na época de estudante, eu pensava exatamente assim: quando eu ficar rico, como será? Ter um iate particular, uma mansão de mais de mil metros quadrados, um Cadillac, um Mercedes... No entanto, a realidade é: primeiro se desenvolve o hábito de gastar de forma extravagante, depois se torna rico, ou só depois de ter dinheiro é que se pode gastar à vontade com festas e luxo?
Se for o segundo caso, a economia para enriquecer faz sentido, porque só dependendo da própria economia podemos acumular mais dinheiro, e também devemos gastar menos; só assim poderemos alcançar a riqueza mais cedo. Mas se o primeiro caso for verdadeiro, então podemos dizer que ser consistentemente econômico está errado? Ou há algum outro mistério nisso? Vamos refletir mais a fundo.
Se for o segundo caso, existem muitas pessoas econômicas na nossa sociedade, mais de 80% estão constantemente economizando, guardando tudo o que podem, diminuindo gastos, colocando dinheiro no banco. O dinheiro guardado no banco pode representar mais de 80% da própria riqueza (claro que devido ao auge do mercado de ações nos últimos dois anos, alguns amigos mais ousados tentaram mudar o destino com ações e talvez tenham perdido todas as economias ou ficado com elas presas, mas quero dizer que, não importa se seu dinheiro está na bolsa ou no banco, em essência há semelhanças. Suponhamos que todo o seu dinheiro esteja no banco, porque o tema de hoje não é explicar por que essa essência é a mesma; pelo menos até dois anos atrás, antes de investir na bolsa, as economias representavam mais de 80%). E os ricos?O que quero te contar hoje é que, mesmo os ricos, os depósitos no banco podem ser apenas algumas centenas de milhares (aqui, ricos se referem àqueles com patrimônio de mais de cem milhões, o que representa menos de 1% de sua riqueza), e esse dinheiro é apenas para despesas próprias a curto prazo. O restante do dinheiro definitivamente não fica no banco; além de não ficar no banco, eles até procuram formas de emprestar do banco para movimentar o capital. O que é um banco? “O banco é um lugar que reúne o dinheiro de pessoas que não gostam de gastar para os amigos que gostam de gastar”. Isso é algo que um amigo meu, vice-presidente de banco, compartilhou comigo. E a realidade é realmente assim: todo o dinheiro das 80% de pessoas que defendem a frugalidade e gastam pouco, está sendo gasto por aqueles que gostam de gastar de forma extravagante, e o mais irritante é que essas pessoas gastam cada vez mais. Haha, viu? Se você não gosta de gastar dinheiro, o resultado é apenas um: o seu dinheiro servirá para que outros o gastem. E por que: quem gasta mais fica mais rico, e quem não gosta de gastar fica mais pobre? A essência está na diferença de mentalidade: o modo de pensar das pessoas frugais sempre é: quando compram algo, pensam em economizar o máximo, guardar dinheiro para outras necessidades e comprar mais tarde, quando tiverem acumulado mais. Por exemplo: ao ver uma roupa que custa alguns milhares de yuans, pensam: Uau, que roupa bonita, de boa qualidade, mas depois pensam: melhor esperar até eu ter dinheiro. O mesmo acontece ao pensar em comprar sapatos ou um carro: Ah, meu dinheiro não é suficiente, e depois isso pode atrapalhar a educação dos filhos, etc. Enfim, pensam sempre: depois que tiver dinheiro, farei assim ou assado. E os ricos pensam diferente? Eles, em relação às coisas que gostam, sempre pensam: como posso comprar isso? Como posso ganhar tanto dinheiro? Notou? Como eles pensam em como ganhar dinheiro, e não em “quando tiver dinheiro farei isso ou aquilo”, essa diferença faz com que os ricos encontrem cada vez mais ideias, caminhos e métodos para ganhar dinheiro, e esses caminhos crescem junto com seus desejos e ambições. Hoje ganham dinheiro e compram um Santana, amanhã gostam de um Buick e começam a pensar que o dinheiro ganho agora é pouco e como podem ganhar ainda mais dinheiro.Ajuste rapidamente seu trabalho, ajuste sua carreira e, em seguida, compre o que você gosta, vivendo assim uma vida que outros acham inacreditável.\Além disso, ao considerarmos a energia do universo, descobrimos que aquilo que nosso coração deseja há muito tempo, a energia fará acontecer, como algumas pessoas sentem: por que o pensamento que tive há pouco tempo se tornou realidade hoje? Esta é a lei da atração do universo. Pensamento que se realiza! Reflita seriamente sobre sua vida: isso é realmente o que você sempre pensou? O resultado de seus pensamentos? Nosso hoje é o resultado dos nossos pensamentos do passado, então, o resultado de amanhã será necessariamente o resultado dos pensamentos de hoje! Agora, por favor, reflita seriamente: a conclusão de que quanto mais as pessoas gastam, mais ricas ficam, e quanto mais relutam em gastar, mais pobres ficam.\Vamos resumir novamente por que isso acontece? Muito cedo, um dos magnatas de Hollywood, também autossuficiente, Lewis Seilznik, alertou seu filho David (produtor do filme 'E o Vento Levou'): viva uma vida de luxo! Gaste generosamente! Sempre lembre-se, não viva de acordo com sua renda, isso fará você confiante!\Imagine se você está vestindo a roupa que gosta, os sapatos que gosta, carregando a bolsa que gosta, qual seria a sensação? Certamente muito mais confiante do que agora! E o valor que a confiança traz? É que suas habilidades aumentam muitas vezes, porque o poder da confiança é o maior. Uma vez que você tem confiança, realizará coisas que outros consideram impossíveis; uma vez que você tem confiança, fará coisas que quando não tinha confiança achava que não poderia fazer. A confiança pode tornar uma pessoa mais disposta a socializar, mais disposta a se expressar, resultando em uma melhor mentalidade, um ambiente externo mais positivo, e assim mais pessoas estarão dispostas a se relacionar com você, compartilhar bons projetos e oportunidades de ganhar dinheiro com você, resultando em uma renda melhor, entrando assim em um ciclo virtuoso.\É muito difícil para uma pessoa quebrar hábitos, especialmente quebrar padrões de pensamento enraizados por décadas, mas eu acredito que, se você chegou a ler este artigo até aqui, isso significa que você definitivamente é alguém que deseja uma renda de alta qualidade e deseja mudar sua própria vida. Então, o que eu quero te dizer é: mude, comece imediatamente a se livrar do hábito de não querer gastar dinheiro. Pense agora sobre como fazer para ganhar dinheiro e realizar seus desejos. Vá ao shopping e compre as roupas, acessórios, etc., que você sempre quis, mas nunca teve coragem de comprar antes (claro, aqui estou sugerindo que você compre coisas que pode realmente pagar). Por exemplo, um amigo meu comprou um par de sapatos por cerca de três mil yuans, mas já os usou por três anos. Se você refletir sobre os últimos dois ou três anos, provavelmente já comprou muito mais sapatos do que isso. Além disso, os sapatos que ele usou por mais de três anos não se deformaram nem um pouco, parecendo ter sido usados há apenas um mês. Qual é a sensação? Comprar coisas boas, de alta qualidade e duráveis não só proporciona prazer, mas também é a melhor forma de economia. Lembre-se, eu sempre defendi gastar dinheiro e ter coragem de se desafiar passo a passo para viver uma vida próspera e completa, a vida que você deseja, e nunca defendi o desperdício. Ganhar dinheiro é para gastar, não para desperdiçar, e gastar dinheiro também é uma arte. Quanto a como gastar, os ricos têm este princípio: desde que o dinheiro não seja desperdiçado, tudo que se gasta é razoável. Por exemplo, gastar cinquenta mil yuans em um jantar por um projeto, perder dezenas ou até centenas de milhares em mahjong e ainda se sentir feliz, viajar para a Europa ou o Egito gastando dezenas de milhares de yuans também é muito prazeroso. Mas, como mencionado acima, quando você compra sapatos de alta qualidade e se sente confortável, você pode usá-los por vários anos sem trocá-los. Claro, antes de comprar, é importante acreditar que, além de aumentar a confiança interna e o status social, também é para durabilidade, porque isso é uma mentalidade de investimento. Tenho um amigo que gosta de caligrafia, dirige um carro de quase dois milhões, e quando saímos juntos, ficamos nas suítes mais luxuosas. No entanto, toda vez que ele pratica caligrafia, uma folha de prática que custa menos de um décimo de yuans pode ser usada dezenas de vezes repetidamente. Por quê? Não desperdiça! Compreender e sentir profundamente esse ponto leva à ideia de que quanto mais você gasta dinheiro, mais rico você se torna, e quanto mais você tem medo de gastar, mais pobre fica, e acredito que isso será entendido de forma clara.\Em seguida, imagine quais amigos podem lhe trazer surpresas. Faz muito tempo que você não faz uma refeição juntos? Convide-os generosamente para um bom jantar.\Pequenas histórias trazem grandes lições. Lembre-se, inúmeros fatos ao seu redor já provaram: quanto mais alguém reluta em gastar dinheiro, mais pobre se torna, ou seja, a mesquinharia leva à pobreza. Por isso, nunca seja mesquinho; quando for gastar, faça-o com generosidade. Se você nem ao menos consegue ser generoso com os outros, como poderá ganhar muito dinheiro? O caráter e a visão de uma pessoa se desenvolvem com esforço. Talvez antes você não tenha prestado atenção a esta lição, então agora seja um novo você. Acredite, a partir deste momento, você já está trilhando um caminho de vida mais colorido e próspero.\Por fim, para encerrar o tema de hoje, com uma pequena história: \Um dia, um matemático americano estava passeando por um grande supermercado lotado de pessoas e, durante um descanso no café, viu alguém fumando um charuto. Pelo charuto parecer único, e por ser sensível a números, ele perguntou casualmente àquela pessoa: 'Quanto custa o charuto que você está fumando?' A pessoa respondeu: '80 dólares cada.'\O matemático imediatamente se endireitou na cadeira: 'O quê? 80 dólares cada charuto? Então quantos você fuma por dia?'\'Depende da situação, mas em média pelo menos cinco por dia.'\'Há quanto tempo você fuma charutos assim?'\'Há cerca de trinta anos.'\Depois de ouvir isso, o matemático começou instintivamente a calcular, e após alguns instantes, disse, parecendo emocionado: 'Fiz um cálculo preliminar: se você não tivesse fumado esses charutos nesses trinta anos, economizando o dinheiro dos charutos, teria sido suficiente para comprar este grande supermercado, ah!'\O matemático estava muito impressionado, mas o fumante de charutos apenas esboçou um leve sorriso e olhou para o matemático, dizendo: 'Exatamente por fumar esses charutos que agora este grande supermercado é de minha propriedade.'
Por que as pessoas que gastam mais dinheiro acabam ficando mais ricas, enquanto as que têm mais dificuldade em gastar acabam mais pobres?
Respostas (5)
Deixando meu nome ao passar
Eu sabia que era você
Senhor... eu quero saber quantos anos você tem,
Nada mal, sinto um pouco
Esse desconto é bonito, eu só sei que a realidade é que os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres
— Todas as respostas carregadas —