bolha

O pôster original: Você Shi Visualizações: 162 Respostas: 6 Publicado em: 2014-11-18 13:22:41
“Se não fosse por isso... eu poderia...”\ Em uma entrevista, encontrei minha colega Qiao por acaso e ouvi falar sobre sua experiência.\ No vestibular, Qiao não conseguiu entrar na universidade por uma diferença de poucos pontos. Nos dois anos seguintes, ela frequentou a turma de repetentes mais famosa da cidade, tentando o exame várias vezes, até finalmente, na terceira tentativa, superar a nota de corte da graduação por mais de dez pontos.
Infelizmente, na hora de preencher suas opções, Qiao cometeu alguns erros. Ela foi aceita em uma faculdade normal dentro da província. Embora o curso de inglês fosse de seu interesse, sua pontuação de graduação correspondia a uma instituição de nível técnico, e ela ficou desapontada, “ia à escola chorando o tempo todo”.
Na entrevista daquele dia, Qiao não se saiu bem.\ Após a autoapresentação, o recrutador perguntou por que não havia uma cópia do certificado de nível CET-4 de inglês em seu currículo.
Ela hesitou, ligeiramente envergonhada: “Não passei.”\ Na aula experimental de 15 minutos, Qiao ficou tão nervosa que cometeu alguns erros de fala. Ao falar sobre um ponto de conhecimento, ela apresentava, mas após alguns segundos, contradizia o que havia dito.
Não era preciso esperar pelo resultado; pela expressão do examinador principal, Qiao sabia que não teria chance. Mas ela disse: “Todos são formados em graduação, eu sou de nível técnico, nem esperava muito. Tudo por culpa daquele ano... se não fosse por isso... ” Eu e várias pessoas que a observavam aplaudimos, e sentimos genuína pena por sua oportunidade perdida.
Mais tarde, fiquei sabendo de notícias sobre ela por outras pessoas.\ No início, na faculdade normal, ela chamou atenção por ser a primeira a entrar na escola, mas decepção, raiva e pensamentos como “Por que comigo?” a fizeram desenvolver o hábito de desabafar com colegas, professores, em restaurantes, bares...
Talvez tenha encontrado uma forma de liberar suas frustrações, ou talvez tenha descoberto novos “pontos de destaque” em si mesma. Aos poucos, as pessoas a viam mais em jantares do que na sala de aula.
O estudo quase foi abandonado. “Ao ver os livros da faculdade, penso: meu lugar não é aqui.” Qiao sempre dizia isso. Alguém tentou convencê-la a fazer pós-graduação para mudar seu destino, e ela reagiu com raiva: só dá para fazer pós depois de dois anos de trabalho com diploma técnico!
“Se não fosse por isso... eu poderia...” Enfim, sobre os estudos, desde aquele verão em que foi forçadamente prejudicada, Qiao simplesmente apertou o botão de parar.
Lembrei de Qiao porque um velho vizinho veio nos visitar e comentou sobre seu filho inútil, Dong.\ Quando pequeno, Dong era alvo de nossa compaixão e admiração. Em um acidente na infância, ele perdeu a perna esquerda.Então, os pais lhe deram privilégios que outros da sua idade não tinham: a maior mesada, exigência baixa de notas, birras sem motivo não eram punidas, pelo contrário, ele acabava sendo sempre mimado até ficar feliz...
Hoje, Dong já passou dos trinta e ainda depende dos pais.\ Seus pais não deixaram de planejar o futuro dele; quando tentaram fazê-lo aprender conserto de eletrodomésticos, ele desistiu no meio do caminho; abriram uma pequena livraria para ele, mas em três ou quatro dias da semana não tinha movimento — ele queria jogar ou dormir até tarde.
"Tudo culpa da minha perna." Sempre que algo não dá certo, Dong se irrita e diz isso. A última vez que se irritou foi por causa de um fracasso amoroso, então ele pressionou os pais a darem mais dinheiro e comprar uma casa maior, "assim ninguém reclamará da minha perna".
Ao longo dos anos, aquela perna se tornou sua desculpa. A vida dele foi roubada pela perna, a perna era a razão da sua preguiça. Ele se escondia nela, tornando todos os fracassos, frustrações e falta de esforço justificáveis, assim como nos estudos de Qiao, permitindo que ele ficasse estagnado de forma digna e trágica.
Mas essas experiências também têm seus próprios “desenlaces” — as pessoas exploram o assunto, distorcem conceitos, atribuem todos os erros a ele, sem responsabilidade ou prestação de contas, mesmo que acabem reescrevendo seu próprio destino.
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Sofá, responder a comentários é uma virtude
。。。。。。
Vale a pena refletir
Topo,.
Hmm...
Topo...
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta