2015-01-04 11:11 Fonte: Chazidian Autor: Zhiming \ No final da Dinastia Tang, havia um estudante pobre em Shangyu, Zhejiang chamado Jiang Wensheng, que era talentoso e escrevia muito bem. \ Certo dia, Ma Xing, filho do dono de uma loja de seda local, o convidou para passear de barco pelo Mar do Leste, mas ele hesitou em aceitar. Afinal, ele iria à capital no próximo ano para participar de um grande exame, e não tinha tempo ou disposição para passeios. Além disso, Ma Xing era um jovem rico preguiçoso, sem ocupação séria, com quem ele não queria se associar. Ma Xing, ao ver que ele não estava satisfeito, disse: 'Se você vier brincar comigo por alguns dias, eu te darei cinco taéis de prata como pagamento, que tal?' Jiang Wensheng pensou: sua mãe viúva estava doente há mais de três meses e, sem dinheiro, a situação estava piorando. Com esses cinco taéis de prata, ele poderia contratar médicos para cuidar da mãe, então ele assentiu e concordou. \ Os dois pegaram um pequeno barco e desceram o Rio Cao'e, entrando na Baía de Hangzhou até o Mar do Leste, quando de repente surgiu uma grande tempestade. O barco balançava com as ondas e era levado pelo vento, deixando-os tontos e incapazes de distinguir a direção. \ Levados pelas ondas e pelo vento, o barco chegou à beira de uma ilha isolada. Ao desembarcarem, eles viram que a ilha estava coberta de flores de pêssego de cores vibrantes, com pássaros cantando e uma fragrância perfumada no ar, que dava a sensação de estar em um paraíso. Ao passarem pelo bosque de pessegueiros, viram dezenas de carruagens voando como borboletas coloridas. Em cada carruagem havia uma jovem mulher. Estas mulheres variavam de aparência, mas todas estavam elegantemente vestidas. Na carruagem da frente, havia uma mulher extremamente feia: rosto encovado, olhos desviados, nariz de leão, lábios partidos, cabelo ralo como palha queimada pelo gelo. Para disfarçar a feiura, ela agitava o lenço e as mangas, tentando parecer charmosa. Ela estava coberta de joias e ornamentos que tilintavam, certamente uma filha de família rica. \ Atrás da fila de carruagens, havia um grupo de mulheres pobres vestidas com roupas simples sem maquiagem. Entre elas, a última usava uma blusa vermelha de algodão simples, mas tinha aparência deslumbrante, bela como uma deusa. \ Jiang Wensheng e Ma Xing ficaram maravilhados, seguindo-as involuntariamente até que chegaram diante de um palácio oficial, onde todas as mulheres entraram. \ Confusos, eles perguntaram aos moradores locais sobre o que acontecia. Uma mulher de meia-idade explicou: este lugar se chamava Vila Taoyao. Todo ano, em março, quando as flores de pêssego florescem, as jovens solteiras devem entrar no palácio para que os oficiais locais determinem suas classificações de acordo com a beleza; e os rapazes solteiros realizam exames para avaliar sua competência literária. Em seguida, o oficial local decide os casamentos combinando homens e mulheres segundo sua aparência e habilidades.Os que obtiveram a primeira classificação eram combinados com outros da mesma categoria, e os da segunda classificação se combinavam entre si, sendo pareados em duplas e casando-se na mesma ilha naquele dia.
A bondosa mulher de meia-idade ainda disse: “Senhores, se ainda não forem casados, por que não tentam também? Hoje é o registro das mulheres, amanhã é o exame dos homens.” E encorajou Jiang Wensheng a se hospedar na pousada e fazer o exame no dia seguinte.
Jiang Wensheng ficou secretamente contente; ele pensava que com sua excepcional habilidade literária e vasto conhecimento certamente conseguiria o primeiro lugar. Aquela jovem de beleza celestial certamente seria combinada com ele... Pensando nisso, ele concordou em prestar o exame.
À noite, Ma Xing rolava na cama sem conseguir dormir. Ele pensava que, sem saber quase nada, não conseguiria alcançar a nota suficiente para se casar com uma bela mulher, então precisava de algum truque. Mas nesta ilha desconhecida, o que poderia fazer? Jiang Wensheng, por outro lado, estava confiante e logo adormeceu. No dia seguinte, os dois foram juntos para a sala de exame. Jiang Wensheng escrevia fluidamente, completando um texto brilhante de uma vez. Ma Xing, por sua vez, mordia a ponta da caneta, coçava a cabeça e cavava o nariz. Quando o tempo acabou, Ma Xing só conseguiu rabiscar algumas palavras tortas e entregou a prova com a maior cara de pau.
Assim que chegaram de volta à pousada, alguém veio revelar uma dica do examinador: “Quem apresentar trezentos moedas de cobre, garante o primeiro lugar.” Ao ouvir isso, Jiang Wensheng ficou furioso: “Bah, nunca imaginei que o exame de casamento fosse tão sujo! Eu preferiria me casar com uma mulher feia a pagar dinheiro.” Aquela pessoa saiu cabisbaixa, e Ma Xing correu atrás. Os dois cochicharam do lado de fora por um bom tempo, e quando Ma Xing voltou para o quarto, tinha uma expressão de satisfação no rosto.
Após a divulgação dos resultados, Ma Xing conseguiu o primeiro lugar. Jiang Wensheng nunca imaginaria que seria o último. Aquela mulher feia seria sua parceira. Pensando na “beleza” da feia, Jiang Wensheng sentiu-se como se tivesse engolido uma mosca e quase vomitou de nojo.
Jiang Wensheng combinou com Ma Xing de fugir rapidamente daquele lugar problemático. Ma Xing riu friamente: “Você, raposa que não consegue alcançar a uva, quer me fazer abandonar aquela beleza celestial? Isso não vai acontecer.” Ma Xing se recusou a soltar o barco, então Jiang Wensheng teve que se esconder no bosque de pessegueiros. Os oficiais vasculharam toda a ilha, capturaram Jiang Wensheng e o alertaram: “Uma vez inscrito para o exame, você deve seguir os casamentos designados pelo governo. Se ousar desobedecer, será aprisionado pelo resto da vida.” No terceiro dia, os oficiais locais realizaram o pareamento dos casais: Ma Xing, primeiro colocado, foi combinado com a primeira mulher bonita; Jiang Wensheng, último colocado, teve que se casar com a mulher mais feia.
Todos os casais se casaram naquela noite; lamentavelmente, Jiang Wensheng teve que entrar na alcova. Ele viu a noiva sentada na cama, fechou os olhos e levantou o véu.Mas quando ele abriu os olhos, ficou muito surpreso ao ver que a noiva era, na verdade, a bela jovem que vestia roupas de algodão vermelho-água naquele dia. À luz trêmula das velas, a mulher parecia ainda mais encantadora. Jiang Wensheng pensou que talvez estivesse sonhando, pois sentia dor ao morder o próprio dedo. Mas também ponderou que isso era impossível; será que os oficiais haviam feito a combinação errada? A noiva, ao ver que o noivo era charmoso e cortês, ficou cheia de alegria. Ao perceber a surpresa de Jiang Wensheng, ela contou a verdade: “Eu originalmente estava em primeiro lugar, mas como minha família era pobre, quando o exame chegou, o oficial responsável pediu trezentos moedas de congratulações, e eu os rejeitei. Ele guardou rancor e me colocou em último lugar.” Jiang Wensheng olhou para o céu e riu: “É realmente algo ruim que se torna bom, e o bom que esconde um infortúnio. Se eu tivesse pago para conseguir o primeiro lugar, provavelmente não estaríamos juntos.” A noiva suspirou: “Sim, muitas coisas neste mundo são totalmente ao contrário. Mesmo nesta aldeia pacata e afastada do tumulto, não é diferente. Mas pessoas sinceras, bondosas e honestas sempre acabam encontrando a felicidade.” Na noite de núpcias, o talentoso jovem e a bela jovem conversaram carinhosamente a noite toda. \ No dia seguinte, Jiang Wensheng foi discutir com Ma Xing sobre voltar para casa. Ao chegar à porta do quarto de Ma Xing, viu que ele estava com o queixo apoiado nas mãos, olhando fixamente para as flores de pêssego na frente da porta. Jiang Wensheng chamou Ma Xing três vezes antes que ele finalmente despertasse como de um sonho. Na noite anterior, a noiva de Ma Xing entrou no quarto cercada por um grupo de criadas. Ma Xing mal podia esperar para levantar o véu da noiva e ficou tão assustado que quase desmaiou. Sua noiva era, na verdade, a feia boca-de-rã. Ele correu para perguntar ao oficial responsável se havia ocorrido um engano. O oficial confirmou que não, que essa feia, assim como Ma Xing, havia comprado o primeiro lugar — e ela havia pago ainda mais, mil moedas de prata, para obter o título de primeira bela. O primeiro homem deveria se casar com a primeira mulher, pois era natural. \ Quando Ma Xing soube que Jiang Wensheng havia se casado com a bela jovem que tinha visto naquele dia, ele ficou tão furioso que desmaiou; ao acordar, riu olhando para o céu e lançou o dinheiro que carregava ao mar, dizendo: “Esse dinheiro maldito? Mais atrapalha do que ajuda, de que serve?” Ma Xing enlouqueceu, correu descalço pela aldeia Taoyao e gritava: “Dinheiro maldito! — você me arruinou —” Mais tarde, o casal Jiang Wensheng levou-o de barco de volta à sua terra natal. \ No ano seguinte, durante o grande exame na capital, Jiang Wensheng conquistou o primeiro lugar e se tornou o campeão. O chanceler da época quis conceder-lhe sua filha única, mas Jiang Wensheng respondeu honestamente: “Tenho uma esposa simples e fiel, dificilmente poderia aceitar.” O imperador, vendo seu talento e virtude, logo o nomeou inspetor das oito províncias de Jiangnan.
【Romance Reproduzido】Crônica do Casamento Inusitado
Respostas (6)
(⊙o⊙)… Faz muito tempo que não venho... Acho que poucas pessoas ainda se lembram de mim
Lembre-se deste bom sujeito, que me ajudou a fazer a Dinastia Asiática, embora não tenha conseguido, ainda assim obrigado.
Hehe. Naquela época, o novato estragou o jogo... hehe
Então eram os irmãos do deus do fogo, falando nisso, faz dez anos que não nos vemos
Haha, não é tão exagerado assim
Faz muito tempo que não te vejo, Deus do Fogo!
— Todas as respostas carregadas —