Foi só ontem à noite, quando por acaso abri meu espaço para navegar as atualizações de um colega de classe de um amigo, e de repente vi alguém compartilhando essa informação. Embora minha mente tenha captado, parecia tão difícil transformar em algo que eu realmente pudesse aceitar. Por causa disso, fiquei olhando fixamente para a tela do celular opaca por um bom tempo.
Quando tentei checar repetidamente a "brecha" nessa mensagem, meu cérebro ainda me obrigava a aceitar:
\Para de se enganar, sim, Nobita nos deixou em 2006, e agora Doraemon chegou na hora de voltar ao seu mundo original...... Além disso, ele não deveria ter nos deixado quando estávamos realmente crescendo? Não deveríamos ser fortes, gratos e vê-lo partir agora? Mas...... De agora em diante, realmente não ouviremos a voz familiar que nos acompanhou na infância por tanto tempo...... A voz de Doraemon no meu coração é a voz dele — não, Doraemon é ele — ninguém mais pode substituí-lo!
Idiota! Claro, ele é um clássico. Afinal, ele é humano, inevitavelmente escapando da vida, do envelhecimento, da doença e da morte — mas como a voz que ele preservou poderia desaparecer?! Não importa quando, sempre podemos lembrar dele, e ele mesmo certamente sentirá que pode deixar uma obra representativa que as futuras gerações vão lembrar. Esse é o significado e o valor importantes da vida dele! Por ser dublador, ele ama profundamente essa profissão e tem orgulho das conquistas que ela pode alcançar! E se ficarmos tristes e deprimidos por causa da morte dele, isso não faria o segurança do céu também ficar triste? O que ele espera é que reconheçamos suas contribuições, amemos verdadeiramente os papéis que ele desempenha com sua voz e, por fim, ganhemos esperança e força para continuar lutando, persistindo no caminho da vida. Acho que esse é o desejo de vida do Sr. Bao e também o desejo de muitos dubladores. No fim, fiquei convencido por mim mesmo. De fato, depois de homenagear o Sr. Bao, ainda precisamos seguir em frente, porque também temos nossos próprios significados na vida a alcançar. Na China, ser dublador de animação pode ser descrito como um trabalho "ingrato".Primeiramente, a indústria de animação doméstica não é desenvolvida e há uma falta de definição clara sobre a indústria de animação, o que leva a que todo o campo da animação no país não seja bem conhecido pelo público em geral (não negue, mesmo nós, otakus dos anos 80 e 90 que crescemos assistindo animação, ainda representamos apenas um pequeno grupo) em um ambiente assim; em segundo lugar, devido ao fato de que os dubladores trabalham em estúdios de dublagem, um espaço fechado, mesmo que você se esforce muito, não se pode compará-lo aos atores do show business, porque mesmo que as pessoas lembrem da sua voz, em uma era em que a aparência é muito valorizada, você não receberá métodos de marketing profissionalizados e comercializados, ou seja, como dublador, ninguém no país planeja fazer você famoso, então mesmo que você seja excelente, na maioria das vezes ainda será considerado um 'profissional dos bastidores'. Na China, a divulgação dos dubladores é muito pequena, mesmo em lugares com economia desenvolvida, como Hong Kong, isso é difícil de evitar. As pessoas podem reconhecer a voz do dublador, mas não sabem quem ele é, o que é realmente triste. E nessa 'tristeza dos dubladores domésticos', o Sr. Baohuan é sortudo.
Sua voz é realmente muito característica e representativa. E o mais importante, ele teve a sorte de ser escalado para um personagem e conseguiu moldar esse personagem com sucesso, e ao mesmo tempo, esse personagem bem-sucedido fez o público se lembrar do Sr. Baohuan. A voz é a 'segunda vida' do dublador. Esse 'personagem de sucesso' na verdade já havia sido um sucesso no país há muito tempo; nos primeiros anos de introdução de anime japonês no país, após Astro Boy, este 'gato azul' foi lembrado e se tornou o personagem de anime mais marcante para o público local. A primeira versão dublada em Taiwan também se tornou clássica, estabelecendo assim a importância de 'Doraemon' no imaginário do público chinês. Quanto aos cantonenses (incluindo Hong Kong e Macau) e outras regiões do país, devido à singularidade do dialeto, a promoção de produtos culturais exigia uma versão dublada em cantonês. A versão cantonês de 'Doraemon' (na época chamada de 'Ding Dang', e o Sr. Baohuan também achava melhor esse nome de tradução) naturalmente surgiu. Como a versão de Taiwan foi bem-sucedida, os cantonenses também aguardavam a versão 'segunda criação' em cantonês com grande expectativa, e, como esperado, os excelentes dubladores da TVB conseguiram, de igual forma, criar na mente do público a marca de 'Doraemon' em cantonês. As vozes do protagonista Nobita e de Doraemon tornaram-se naturalmente conhecidas por todos.Ao mesmo tempo, por causa da voz distintiva do Sr. Baoquan, em trabalhos seguintes, seja em outros animes, filmes ou séries de TV, o público inevitavelmente bate a testa e diz: “É a voz do Doraemon!” Além disso, como o Sr. Baoquan também tem uma posição muito alta na TVB, as obras importantes que precisam de dublagem geralmente o procuram. Toda vez que sua voz tão característica aparece, naturalmente atrai a curiosidade de pessoas como eu em conhecer pessoalmente o dublador. Por isso, o Sr. Baoquan se diferencia de outros dubladores, sendo mais conhecido como dublador.
O Sr. Baoquan foi sortudo, mas acredito que, como alguém que dedicou a vida à dublagem, ele talvez desejasse que essa “sorte” se estendesse a todos os dubladores, para que no fim não fosse mais apenas uma “sorte”, mas algo comum; os dubladores também deveriam ter o mesmo prestígio que os atores de grandes filmes, merecendo respeito e atenção.
Sua última obra de dublagem é o filme totalmente em 3D de “Doraemon”, que será lançado este ano na China. Ano passado, este filme teve grande bilheteria no Japão, e o tema é uma saudação coletiva a todos os momentos incríveis que Doraemon nos proporcionou na infância. No filme, Doraemon diz uma frase: “Desta vez, realmente vou voltar para o futuro...” Neste momento, por favor, imagine aquela voz que conhecemos tão bem nos dizendo adeus.
Adeus, nosso Doraemon! Fique tranquilo, seremos fortes!
O lendário dublador de Hong Kong, Sr. Lam Po-chuen, faleceu: Doraemon finalmente nos deixou
Respostas (11)
Isto é dublagem em cantonês, né...
Suor-_-|| Versão em cantonês,,,, irmã eu sempre assisto em mandarim
Nani? !
Yaha. Entendi na hora... não pergunte por quê ╭( ̄▽ ̄)╮
Mais uma irmã..
Doraemon e o pai do Crayon Shin-chan, e muitos, muitos mais... um clássico eterno
Apenas olhando para o mandarim... se você consegue entender cantonês, vai perceber que a dublagem em cantonês é a de melhor qualidade no país.
Na verdade, pessoalmente acho que a dublagem original é a melhor
Doraemon e Astro Boy são bons? Só joguei os jogos, não vi de verdade.
╮(╯▽╰)╭ O pintinho também gosta do Doraemon
As palavras do estudioso me fazem parecer como se eu não tivesse infância...
— Todas as respostas carregadas —