图片
Para ser sincero, já faz muito tempo que não tive vontade de escrever uma longa crítica sobre um jogo grátis. Eu estava vagando pelo taptap ontem e vi o nome "Only One Door". Minha primeira reação foi: outro jogo de quebra-cabeça, certo? Depois de baixá-lo e jogá-lo por duas horas, percebi que não se tratava apenas de um quebra-cabeça, mas sim de uma pequena parada para uma alma cansada.
Não quero me gabar, mas como um jogador antigo que experimentou Symbian Snake, Java Ninja Jump e depois trabalhou na linha de montagem dos principais fabricantes de jogos para celular, conheço muito bem as virtudes dos chamados "jogos leves" no mercado hoje. Ou é uma armadilha para ganhar ouro com gráficos bonitos ou é uma colheitadeira com mais anúncios do que conteúdo de jogo. Mas este jogo me lembra o "Doodle Jump" que joguei há dez anos, aquele tipo de conceito de design puro que não é para ganhar um centavo, apenas para te fazer feliz.
Vamos falar sobre a imagem primeiro. O estilo de pintura simples 2D tem blocos de cores brilhantes, mas não deslumbrantes, e o tom geral é quente, um pouco como um livro de imagens em movimento. Apaguei deliberadamente as luzes e brinquei um pouco no escuro para que meus olhos não ficassem cansados. Isto é muito importante para jogadores veteranos - muitos jogos agora querem preencher a tela com efeitos especiais, e meus olhos ficarão secos depois de jogar por dez minutos. Isso me dá uma forte sensação de “cura” e cada captura de tela pode ser usada como papel de parede. 👀
Sem falar na operação, clique para pular, na verdade é só clicar para pular, você pode jogar com uma mão. Peguei e pedi duas vezes quando estava no metrô ou esperando na fila do chá com leite, e não havia nenhum fardo. Ao contrário de alguns chamados “jogos casuais” que exigem que você memorize uma série de botões virtuais e os coordene com o joystick, jogar um jogo para celular é mais cansativo do que jogar um jogo de console.
Mas não pense que só porque é simples significa que é chato. O design dos níveis do jogo é realmente muito bem pensado. Embora eu só tenha jogado cerca de quarenta níveis agora, posso sentir claramente o aumento gradual da dificuldade. Alguns níveis exigem que você preveja o momento do seu salto, enquanto outros testam sua compreensão da distância de pouso. Esse tipo de design “fácil de começar, mas difícil de dominar” permite que eu, um velho antigo, encontre um senso de desafio. Não é o tipo de dificuldade de partir o coração, mas o tipo de “você quase pode pular e tentar de novo” que é perfeito. 💡
O que me deixa um pouco emocionado é que o desenvolvedor Hainan Star Jump Technology Co., Ltd. Verifiquei a página inicial deles e descobri que não há muitos trabalhos e eles não fizeram nenhum anúncio. Nesta era em que os fabricantes estão ansiosos para lançar um jogo reformulado para colher jogadores todos os dias, é realmente raro conseguir se acalmar e fazer um trabalho que seja gratuito, sem compras no aplicativo e sem anúncios. Gostaria de dizer aos amigos que querem apenas jogar em silêncio por um tempo e não querem ser incomodados por pop-ups de atividades e envelopes vermelhos de recarga pela primeira vez: vale a pena colocar este jogo no seu telefone.
O único pequeno arrependimento é que o número de níveis pode não ser suficiente no momento. Com a velocidade da minha mão, provavelmente posso resolvê-lo em uma tarde. Além disso, se alguma coleção simples de skins ou sistemas de conquistas puderem ser adicionados, isso poderá dar aos jogadores mais motivação para continuar jogando. Mas dito isto, o jogo grátis excedeu em muito as minhas expectativas. 😊
À medida que envelheço, entendo cada vez mais uma coisa: bons jogos não têm necessariamente qualidade de imagem 3A ou uma grande visão de mundo. Às vezes, apenas uma simples portinha, saltando uma por uma, pode fazer as pessoas esquecerem temporariamente as trivialidades da vida. Graças à equipe de desenvolvimento, posso recuperar algumas das emoções que senti quando joguei pela primeira vez. Também espero que mais pessoas possam baixar e experimentar. Afinal, não ocupa memória e não é estressante.
Recomendado para todos, especialmente para aqueles mais velhos como eu, que estão cansados ​​de jogar, mas não querem se despedir completamente dos jogos para celular.