Para ser sincero, fiquei chocado por um tempo quando vi ontem a notícia sobre a comemoração do oitavo aniversário da "Frente de Tanques". Oito anos, de 2014 a 2022, esse número me deixa um pouco confuso. Pense nisso, há oito anos eu usava o Nokia N8 para jogar jogos Symbian e agora mudei para vários telefones Android. 😅
Não vou me gabar disso, mas a indústria de jogos para celular virou de cabeça para baixo nos últimos oito anos. Do sistema inicial baseado em turnos de cartas ao auge do MOBA, ao Battle Royale e ao mundo aberto, a tecnologia tornou-se cada vez mais deslumbrante e os gráficos estão cada vez mais próximos do console. Mas, para ser honesto, muitos jogos ficam chatos depois de jogá-los. Eles têm um ritmo estilo fast-food. Recarregar dinheiro o deixará mais forte. Se você não recarregar, ficará preso. No final, há apenas um monte de animações de desenho de cartão e expansão de dados.
Mas um antigo jogo de desenvolvimento de estratégia como “Tank Front” me deixa à vontade. Não tem a impetuosidade de se tornar popular da noite para o dia. Nos últimos oito anos, a jogabilidade central não mudou muito – construir tanques, construir bases e participar de batalhas em equipe. Mas justamente por estar acertado há muito tempo, a irmandade entre os jogadores é real. Houve um tempo no passado em que eu estava ocupado com o trabalho e menos online. Como resultado, meus camaradas me chamaram diretamente de “Não fique para trás” no grupo WeChat e se reuniram às nove horas da noite para lutar contra o chefe mundial. Esse sentimento, para ser honesto, é mais caloroso do que muitos aplicativos sociais hoje. 🤝
Pensei sobre isso e descobri que a tendência de desenvolvimento de jogos para celular nos últimos anos é na verdade um retorno aos “atributos sociais”. No passado, todos se concentravam na qualidade de imagem e nos efeitos especiais, mas agora é dada mais ênfase à questão de saber se os jogadores podem realmente ficar juntos. Como "Tank Frontline", não há localização automática sofisticada de caminhos ou tramas forçadas. Em vez disso, depende de um sistema de legião maduro e de um mecanismo PVP para unir os jogadores. Ao ficar online tarde da noite, alguém no canal público gritou “A linha de defesa noroeste aguenta”, e todo o servidor estava se preparando para a guerra. Esse tipo de atmosfera não pode ser comprado com ouro criptônio.
Mas, novamente, a indústria também está mudando. Muitos dos novos jogos lançados agora são MMOs ou mundos abertos, mas as suas taxas de retenção são baixas. Acho que é porque estou muito cansado – tenho que completar uma longa lista de tarefas todos os dias para acompanhar o grande exército, o que é mais cansativo do que ir trabalhar. Jogos mais antigos como “Tank Front” são na verdade mais relaxantes e você pode ganhar dinheiro mesmo se desligar. Atividades importantes concentram-se nos finais de semana, e você ainda pode conversar com seus irmãos durante a semana. Isso pode ser o que os jogadores de meia-idade precisam. 😎
Finalmente, deixe-me expressar alguma emoção. Oito anos são suficientes para um adolescente se tornar um jogador experiente. Muitas pessoas que vieram da era Symbian não jogam mais. Mas quando abro "Tank Frontline" ocasionalmente e vejo a interface familiar e aqueles IDs antigos que ainda estão pendurados, sinto que o tempo não está passando rapidamente. Não importa como a indústria de jogos para celular mude, algumas coisas não mudarão, como a amizade entre irmãos que carregam armas juntos. Espero que ainda possamos ver rostos antigos neste jogo nos próximos oito anos. 💪