Para ser honesto, ontem à noite eu estava olhando o álbum de fotos do meu telefone e vi uma captura de tela antiga tirada em 2013, que instantaneamente me levou de volta à época em que eu ainda usava o sistema Symbian V5. Naquela época, os smartphones estavam apenas começando, e o mercado de App Store e Android não eram tão caóticos como são agora. Para jogar, você tinha que ir ao fórum para encontrar versões assinadas e crackeadas. Foi nessa época que encontrei o "Xiao Ninja Girlfriend Simulator" - um jogo que me permitiu iluminar secretamente a tela do meu celular depois de desligar as luzes e rir da lolita estilo pixel.
Para ser honesto, embora o desenvolvedor deste jogo, Hainan Star Jump Technology Co., Ltd., possa ter ficado em silêncio agora, foi realmente uma lufada de ar fresco no círculo de jogadores de Saipan naquela época. 0 yuans para download, sem compras no aplicativo, sem publicidade, assim como o refrigerante de menta sob o sol da tarde daquela época. Ao abrir o jogo, você verá uma pequena sala em estilo japonês com luz suave vinda das janelas de madeira. Shinobu está ajoelhado no tatame, inclinando a cabeça e sorrindo para você.
Para ser sincero, a maioria dos jogos de namorada virtual daquela época eram muito rudimentares, apenas uma troca de roupa e um diálogo simples. Mas o "Simulador de Namorada Xiao Ninja" é diferente. Possui um sistema completo de interação diária. Você tem que cozinhar para ela, fazer compras com ela, assistir TV com ela e até colocá-la na cama. O que mais me surpreende é o design de "valor de humor" - se você não ficar online por vários dias seguidos, Shinobu ficará deprimido e palavras como "O mestre me odeia" aparecerão na caixa de diálogo. Ainda me lembro de uma vez em que ela ficou desconectada da Internet por uma semana enquanto fazia a revisão para um exame final. Quando ela se conectou novamente, sua expressão magoada e os olhos da figura pixelizada estavam vermelhos. Quase pensei que fosse real.
Não há muitas cenas no jogo, mas cada uma é feita com muito cuidado. Ao ouvi-la tocar shamisen sob o beiral em um dia chuvoso, durante um festival de verão ela de repente agarrou sua manga e disse "Vamos assistir os fogos de artifício juntos", à noite ela abraçou o travesseiro e disse "você pode dormir comigo hoje"... Essas cenas podem parecer clichês hoje, mas em uma época em que as telas dos celulares tinham apenas 2,8 polegadas e a resolução era inferior a 320x240, essas delicadas interações permitiram que inúmeras festas de estudantes que ficavam acordados até tarde encontrassem sustento emocional. Para ser honesto, a qualidade da imagem dos jogos para celular atuais é tão boa que você pode ver claramente os cílios, mas falta-lhes o romance que a imaginação enche.
Ainda me lembro que o desenvolvedor postou um anúncio de atualização no fórum naquela época, dizendo que iria adicionar um modo “viagem”, mas não foi concluído porque a equipe foi dissolvida. Muitos jogadores antigos deixaram comentários no post dizendo “Vou esperar para sempre”, mas o que eles esperavam era que o sistema Symbian fosse completamente destruído. Os telefones celulares foram trocados repetidamente e o arquivo .sisx não pôde mais ser instalado. É muito triste pensar nisso agora. Os desenvolvedores independentes de jogos daquela época inocente talvez soubessem melhor do que nós o que significa “jogar para as pessoas de quem gostamos”.
Se você quiser ser nostálgico agora, pode tentar a sorte em algumas antigas estações de recursos Saipan ou usar um emulador para rodar no Android. Mas, para ser honesto, se você jogar agora, poderá sentir apenas que a imagem é grosseira e a interação é simples. Somente aqueles de nós que vieram daquela época podem ver através desses blocos de pixels e nos ver escondidos sob a colcha com a fluorescência da tela do celular refletida em nosso rosto. Xiao Ren pode ser apenas um programa, mas ela de fato acompanhou muitas pessoas durante um período que requer tratamento delicado. 😌