Para ser sincero, o mercado de jogos mobile mudou muito nos últimos anos. Ainda me lembro de quando joguei “Diamond Love” pela primeira vez no Nokia N73. A tela nem tinha controles de toque. Ele dependia inteiramente de pressionar botões físicos e eu ainda poderia ficar viciado nele por várias horas. Hoje em dia todo jogo no celular tem qualidade de imagem 4K e mundo aberto, o que às vezes me deixa um pouco deslumbrado.
Eu estava navegando na app store há alguns dias e me deparei com um pequeno jogo chamado "BBQ Sorting Puzzle". O desenvolvedor é Shenzhen Yunbu Interactive Entertainment. É gratuito e não tem compras no aplicativo. Para ser honesto, não levei isso a sério à primeira vista. Achei que era o tipo de jogo de combinar 3 em que você simplesmente muda de pele. Como resultado, não conseguia parar de jogar - o mecanismo central é muito puro, que consiste em classificar os ingredientes nas varas de bambu. Apenas o mesmo tipo pode ser movido e, finalmente, eles estão concentrados em um stick. Para não me gabar, esta jogabilidade de classificação minimalista me lembra aqueles jogos de quebra-cabeça japoneses no Symbian daquela época. A lógica é clara e as regras são simples, mas quanto mais você joga, mais viciante você se torna.
Hoje em dia, muitas grandes empresas estão trabalhando no chamado “mundo aberto” e “metaverso”. Um jogo pode facilmente custar dezenas de gigabytes, mas acho que a essência dos jogos para celular é, na verdade, um passatempo em tempo fragmentado. Se você olhar o "Quebra-cabeça de classificação de churrasco", poderá operá-lo com um dedo e levará alguns minutos para jogar. Você pode pausar e começar de novo a qualquer momento. Não há nenhum custo de aprendizagem. Esse tipo de jogo leve que retorna à jogabilidade central está se tornando cada vez mais popular entre os jogadores. Acho que isso só mostra que o mercado está se tornando mais racional.
Além disso, ao conversar com amigos, também mencionei que muitos jogadores já estão esteticamente cansados. Depois de entender a rotina por trás de "Gan Krypton Card Drawing", eles sentem ainda mais falta dos jogos de quebra-cabeça puros. Modos clássicos como Tetris e Bubble Bobble ainda podem ser populares se você colocar vinho velho em garrafas novas. Embora o nome deste “Quebra-cabeça de classificação de churrasco” seja um pouco estranho, a jogabilidade é bem polida e a curva de dificuldade é bastante razoável. Alguns níveis nos estágios posteriores podem realmente deixar você preso por um longo tempo.
Para ser justo, a indústria de jogos para celular já passou da fase de crescimento bárbaro. Pequenos jogos como esse, sem pagamento, sem publicidade e que dependem apenas de conteúdo para atrair pessoas, trouxeram um pouco de ar fresco para toda a indústria. Se você está cansado de fazer check-in online todos os dias e fazer sua rotina diária, você também pode experimentar este joguinho e encontrar a felicidade simples que sentiu quando passou de nível pela primeira vez no seu celular😎.