图片
Para ser honesto, quando vi este “Escape Room Survival Series 2 Ultimate Agent”, minha primeira reação foi – é realmente raro encontrar um jogo de quebra-cabeça para celular tão puro hoje em dia. 😌
Vamos começar com o jogo em si. A história começa com "a cidade fica irreconhecível", com castelos antigos, luzes estranhas, objetos escondidos, quebra-cabeças de queimar o cérebro... um sabor clássico de sala de fuga vem à mente. Sem querer me gabar, esse estilo narrativo é muito parecido com o que senti quando joguei “Ilha Misteriosa” na era Saipan. Naquela época, a tela do celular era pequena, mas a imersão não era nada ruim. Agora os gráficos estão melhores, mas muitos jogos só se preocupam com a frieza, mas perderam a alma de “explorar lentamente”.
Falando nisso, temos que falar sobre as tendências de desenvolvimento de jogos mobile. Os jogos gratuitos para compra no aplicativo se tornaram muito populares nos últimos anos, e muitos fabricantes estão ansiosos para transformar cada quebra-cabeça em um item pago. Mas este jogo, na verdade, tem um modelo de cobrança de 0. O desenvolvedor, Shenzhen Martian, é bastante sentimental. Atualmente, na indústria, há cada vez menos jogos para celular independentes como este, que são puramente de resolução de quebra-cabeças e não têm pagamento obrigatório. Todo mundo está sorteando e posicionando cartas e mal pode esperar para ter jogadores online 24 horas por dia. Pessoalmente, acho que isso é uma pena para a indústria.
No entanto, as tendências também estão mudando silenciosamente. Nos últimos dois anos, alguns jogos de quebra-cabeça independentes ressurgiram, como a série "Unlocked Room" e a série "Block Escape", ambas ganhando reputação em círculos de nicho. Os jogadores do lado móvel também começaram a refletir - deveriam retornar ao “sistema de compra” ou ao “pagamento único”?
Uma vantagem de jogar esse tipo de jogo é que ele pode acalmar as pessoas. Não é como aqueles jogos sociais PVP que mantêm você ocupado fazendo rankings e ganhando dinheiro todos os dias. Tal como este Ultimate Agent, embora os gráficos não sejam tão bons como os das obras-primas 3A, o design do puzzle é sólido e as pistas estão razoavelmente enterradas, o que pelo menos permite a um jogador experiente como eu continuar a jogar. Além disso, lembra-me a sensação de “jogar um jogo durante uma semana” há dez anos, da qual sinto muita falta.
Vamos falar sobre tendências. Acho que os jogos para celular serão polarizados no futuro: de um lado, haverá MMOs pesados, sociais e comerciais de desenho de cartas, e do outro lado, haverá jogos independentes leves, de alta qualidade e orientados para o enredo. E salas de fuga como esta estão presas neste último nicho ecológico. Para ser honesto, desde que os desenvolvedores insistam em bons quebra-cabeças e narrativas e confiem no boca a boca e na comunicação natural, eles poderão ganhar a vida bem.
Uma última palavra: a nostalgia é nostálgica, mas os jogadores antigos também têm que acompanhar os tempos. Espero que mais desenvolvedores possam, como os marcianos, deixar algum espaço para jogos e histórias reais enquanto buscam lucros. Afinal, não foi a alegria de “descobrir a resposta” que primeiro nos emocionou em relação aos jogos mobile? 😊