Para ser honesto, a comunidade de jogos móveis tornou-se cada vez mais impetuosa nos últimos anos. Ao abrir a app store, você ficará sobrecarregado com cartas, dinheiro e classificações de poder de combate. Até mesmo um guia novato irá forçá-lo a ter um enredo de 30 minutos. Sou um cara velho que joga jogos para celular há mais de dez anos. Às vezes me sinto muito cansado. 😮💨
Mas “The Immortal Destiny” me surpreendeu um pouco. Para ser honesto, este jogo me lembra dos dias em que joguei a versão autônoma de “Xuanyuan Sword” no Nokia N73 em 2006 e 2007. Não há interação social forçada, nenhum sequestro de tarefas diárias e nenhuma janela pop-up solicitando que você recarregue seu primeiro depósito. As configurações do jogo para coletar espírito, reunir energia e temperar o corpo são bastante puras para ser honesto, assim como os romances de cultivo que seguimos no fórum naquela época, onde praticamos passo a passo e crescemos lentamente.
Hoje em dia, o mercado de jogos para celular caminha para a leveza e a socialização, e mal posso esperar para inserir o mecanismo de correspondência do jogo da galinha no desenvolvimento do relacionamento. Mas “Xianfate Jue” vai na direção oposta. É mais como um simulador de cultivo envolvente. Você pode mergulhar no estudo da alquimia ou pode viajar pelas montanhas e rios em busca de aventuras, e pode até mesmo cultivar um relacionamento como um casal taoísta e seguir juntos o caminho da imortalidade. Na verdade, há dez anos, estas coisas eram o “mundo aberto” que mais ansiamos. Porém, o desempenho dos celulares naquela época não era bom, então só podíamos pensar nisso. 😅
Falando em tendências da indústria, notei recentemente que alguns fabricantes de pequeno e médio porte começaram a experimentar designs “descomercializados”, como o Shanghai Gumo. Embora o modo de carregamento de “Immortal Destiny” seja exibido como 0, não deve haver pagamento obrigatório no jogo real. Esse tipo de experiência de “jogar de graça e se sentir confortável” é muito rara hoje em dia. Afinal, os principais fabricantes agora estão pensando em como organizar claramente passes mensais, passes e ordens de batalha, com medo de que os jogadores percam um centavo.
Acho que o desenvolvimento de jogos para celular atingiu um estágio que exige reflexão. A estética do usuário está melhorando, mas os fabricantes ainda contam com dicas psicológicas e valores numéricos para enganar as pessoas. Jogos como “Immortal Destiny”, que se concentram na jogabilidade, na visão de mundo e no conteúdo de longo prazo, tornaram-se escassos. Muitos jogadores antigos ao meu redor estão dizendo que não é que não queiram gastar dinheiro, mas que querem gastar dinheiro em jogos verdadeiramente divertidos. É uma pena que a maioria dos fabricantes não entenda isso.
Para ser honesto, não tenho certeza se “Xianfate Jue” pode ser popular. Afinal, seu ritmo é lento e os gráficos não são de primeira qualidade. Mas se você é como eu, um velho que veio da era Symbian, ou está cansado daqueles jogos para celular atuais onde “ficar online todos os dias é como ir para o trabalho”, eu realmente recomendo que você experimente. Pelo menos me permitiu recuperar minha intenção original de “jogar é apenas jogar”. 🙏
Considerações finais: Na indústria de jogos para celular, nem sempre pense em colher os frutos. Aprenda "Xianming Jue", conte uma história prática e faça algo que possa acalmar as pessoas, o que é melhor do que qualquer outra coisa.