Olá a todos, sou um jogador antigo que veio da era Saipan. Estava navegando no fórum hoje e vi uma recomendação para "Tai Chi Panda 3: Dragon Hunt". Para ser sincero, joguei esse jogo por um tempo naquela época e recentemente o peguei e li novamente. De repente, tive vontade de conversar com todos e falar sobre as mudanças na atual indústria de jogos para celular. Não estou tentando me gabar, são apenas meus sentimentos pessoais.
Vamos falar primeiro sobre o jogo em si. Snail é um fabricante que deve ser familiar aos jogadores veteranos. Começou como um jogador de PC do "Nine Yin Manual" em seus primeiros anos e mais tarde fez a transição para jogos para celular. É considerado um dos primeiros na China a experimentar o 3DMMO. O nome “Tai Chi Panda 3” parece um pouco costurado, mas quando foi lançado pela primeira vez, os gráficos realmente me surpreenderam. Uma mistura de estilos de magia e artes marciais europeus e americanos, você pode montar um dragão e um tigre pelo mapa e escalar edifícios à vontade. Essa sensação de liberdade raramente é vista em novos jogos hoje em dia. O mais importante é que as montarias podem ser caçadas gratuitamente e não há necessidade de comprar cartas para ganhar ouro. Isso foi considerado uma lufada de ar fresco na época 😄
Porém, olhando hoje, o funcionamento deste jogo entrou em um estágio avançado. Não há muitos jogadores ativos, mas a jogabilidade central ainda está lá. Arena para 50 jogadores e briga selvagem. Embora a combinação seja mais lenta, a luta ainda tem o espírito sangrento de um MMO da velha guarda. Recentemente, dei uma volta e descobri que há novos servidores disponíveis e os benefícios para iniciantes são muito bons. É bastante adequado como experiência sentimental ou para lazer e aposentadoria.
Voltando ao assunto, vamos falar sobre tendências de jogos para celular. Para ser honesto, o mercado de jogos para celular mudou muito desde a era do “Tai Chi Panda 3” até agora. No passado, todos estavam focados na inovação na jogabilidade e na sensação de liberdade. Neste jogo, você pode facilmente subir no telhado para escapar da perseguição ou montar uma montaria para emboscar na selva. Esse tipo de interação agora parece um luxo. Hoje em dia, os gráficos dos novos jogos estão se tornando cada vez mais requintados, mas muitos deles usam cartas que mudam de skin, localização automática de caminhos e desligamento com um clique. Os jogadores são mais como operadores de linha de montagem projetados. Embora a tecnologia tenha sido atualizada, a experiência de “posso jogar este jogo do meu jeito” tornou-se mais rara.
Outra tendência são os extremos do jogo social e competitivo. Por exemplo, “Tai Chi Panda 3” tinha PVP para três pessoas e 50 pessoas naquela época. Parece muito progressista agora, mas naquela época a interação social era baseada em encontros selvagens e na cooperação de gangues, o que era mais natural. Muitas das interações sociais de jogos para celular de hoje tornaram-se "formação obrigatória de equipe", "check-in de missão de guilda" e até mesmo a própria interação social se tornou um ponto de ouro. Em termos de competição, as brigas multijogador dos MMOs mudaram para confrontos mais padronizados, como MOBA e luta de galinhas, com menos surpresa e senso de substituição.
Existe também um modelo de carregamento. Este jogo tinha um shopping de adereços gratuitos na época, mas não havia privilégios VIP e as montarias podiam ser obtidas gratuitamente, o que era bastante cuidadoso. Hoje em dia, para muitos jogos novos, o grátis é apenas o limite, e há tantos pontos de criptônio que custa centenas de dólares até mesmo para conseguir uma montaria. Os jogadores estão se tornando cada vez mais experientes e dispostos a pagar por prazer temporário, mas resta menos a longo prazo. Para ser honesto, o sistema de compra de "estilo de jogo do cliente" ou cobrança de tempo como "Tai Chi Panda 3" está quase extinto no atual mercado de jogos para celular.
Claro, não estou dizendo que os jogos antigos sejam necessariamente melhores que os novos. As melhorias gráficas e de fluência trazidas pelo progresso tecnológico são reais. Além disso, os jogos móveis atuais têm ciclos de vida curtos, atualizações rápidas e muitas opções para os jogadores. Ocasionalmente, sinto falta da época em que cada jogo se esforçava para ser diferente. Mesmo que seja um trabalho em equipe pequena, ainda dá para perceber a ambição dos desenvolvedores.
Por fim, um lembrete para os amigos que desejam entrar no jogo: se você está procurando gráficos novos e competição em ritmo acelerado, este jogo pode ser um pouco antigo; mas se você é como eu, gosta de exploração em ritmo lento, interação livre e não considera o jogo uma tarefa a ser concluída, ou simplesmente deseja revisitar a ecologia original dos primeiros MMOs móveis, você pode tentar. De qualquer forma, é grátis e não demora muito para baixar. Talvez você possa encontrar um pouco do sentimento do passado 😌
Ok, isso é tudo. Se houver jogadores antigos que queiram falar sobre os jogos que jogavam naquela época, ou novos jogadores que queiram perguntar detalhes específicos sobre os jogos, sinta-se à vontade para responder abaixo. Não vou me gabar disso, mas divertir-se é o mais importante dos jogos.