Para ser sincero, quando vi a versão online de “The Lost Story” no TapTap, minha primeira reação foi de choque. Este jogo era uma coisa antiga da era Symbian da época. Lembro-me de jogar a versão independente em um N95 naquela época. Era um mundo de blocos em estilo pixel onde eu poderia construir casas, lutar contra monstros e criar dragões. Joguei a maior parte da noite. Dez anos se passaram e ainda posso esperar o lançamento da versão online. Não vou me gabar disso, mas só o sentimento já vale o download.
Vamos falar primeiro sobre o sentimento mais intuitivo. A versão online adota sistema de sala e até seis pessoas podem jogar juntas. Isso é muito melhor do que ter que trabalhar sozinho. Dividi um quarto com alguns velhos amigos ontem à noite e, assim que entrei, descobri que havia muito mais opções de personalização de personagens – 36 combinações, e você pode escolher entre penteados, cores de cabelo e roupas. Embora não seja um sistema de modelagem facial de nível 3A, ele já está cheio de sinceridade nesta sandbox de pixels. Além disso, os dados de cada personagem são salvos de forma independente. Você pode usar seu próprio personagem para jogar no mundo de outras pessoas, e suas coisas ainda estarão lá quando você voltar. Isso é realmente fácil de usar e você não precisa abrir um novo arquivo e começar do zero como antes.
A jogabilidade basicamente herda o núcleo da versão autônoma, incluindo mineração, matança de monstros, treinamento de dragões e construção de bases, para que jogadores experientes possam começar sem qualquer pressão. A função de mudança de pele de animal de estimação recém-adicionada é um pouco interessante. Meu cachorro nativo pode finalmente mudar para uma pele prateada, que parece muito mais fresca visualmente. A maior diversão depois de entrar online é, na verdade, a divisão do trabalho e a cooperação. Algumas pessoas se especializam em mineração, outras constroem casas e outras treinam dragões. A eficiência é duas vezes mais rápida que a de uma única máquina. Além disso, seis pessoas lutam juntas contra o chefe, e o cenário é bastante animado. Os vilões dos pixels estão pulando na tela, e dá a sensação de diversão familiar nos antigos jogos vermelhos e brancos.
Claro, vamos falar sobre algumas deficiências. A estabilidade atual da rede da versão online é média. Ontem, fiquei desconectado uma vez por duas horas enquanto jogava. Perdi dez minutos de progresso quando voltei. Espero que possa ser otimizado no futuro. A outra é a quantidade de conteúdo. Afinal, ele foi portado de um único player. Os tipos de mapas e monstros não foram muito expandidos por enquanto. Jogadores antigos podem achar isso um pouco repetitivo no meio do jogo. No entanto, o desenvolvedor Mindblocks disse que novos mapas e novos chefes serão atualizados no futuro. Como jogador antigo, escolho acreditar neles novamente.
Não quero me gabar, mas se você jogou a versão autônoma naquela época, definitivamente vale a pena voltar para conferir esta versão online. Se você é um jogador novo, é bom encontrar alguns amigos para entrar no jogo. Não existem muitos jogos hoje em dia onde você possa se acalmar e construir um castelo de blocos. Para ser sincero, dez anos depois, ainda posso jogar a versão online das memórias de infância. Essa emoção por si só já vale o tempo. 😌