Para ser honesto, o atual mercado de jogos para celular está cada vez mais impetuoso. É tudo uma questão de comprar cartas, ganhar dinheiro e encontrar caminhos automaticamente. Conforme você joga, parece que falta um pouco de sabor. Como um jogador antigo que está envolvido no jogo desde a era Saipan, recentemente folheei o álbum de fotos no meu celular e vi uma captura de tela do jogo "Legitimate Three Kingdoms" naquela época, e de repente me senti um pouco emocionado. Muitas pessoas podem não ter ouvido falar deste jogo agora, mas naquela época em que os jogos para celular estavam apenas começando, foi realmente uma lufada de ar fresco.
Para não me gabar, este jogo não é estritamente uma “obra-prima clássica”, mas é sólido. "Legendary Three Kingdoms" foi desenvolvido pela Guangzhou Haodong Network e lançado por volta de 2014. Naquela época, ainda estava na era do Android 5.0. A jogabilidade é uma estratégia de negócios típica do SLG. Você desempenha o papel de protagonista, começando em uma pequena cidade e lentamente cultivando, construindo tropas, lutando contra bandidos e capturando recursos. Para ser honesto, este modo pode parecer um pouco antiquado agora, mas era muito bom jogar naquela época.
O que me lembro de ter ficado mais fascinado foi a profundidade estratégica disso. Não é o tipo de coisa estúpida. Você precisa planejar a ordem de atualização dos edifícios, estudar a árvore tecnológica e considerar a contenção de tropas. A produção de recursos, a capacidade de armazenamento e o número de generais e soldados devem ser cuidadosamente calculados. Certa vez, para competir no ranking, fiquei acordado até tarde todas as noites durante uma semana para calcular o tempo de recrutamento, apenas para derrubar a principal cidade do inimigo antes das outras. Essa sensação de realização de construir passo a passo sua própria cidade, desde uma cabana de palha até uma fortaleza com paredes de ferro, é algo que muitos jogos hoje em dia não conseguem oferecer.
E tem uma característica particularmente boa, que é a verdadeira estratégia do mapa. Você pode ver outros jogadores ativos em terras próximas à cidade principal, lutando contra bandidos, coletando recursos e enviando secretamente tropas para atacar os pontos minerais dos aliados inimigos. A sensação do jogo de “diversão sem fim quando as pessoas lutam entre si” é muito melhor do que os SLGs atuais que lutam automaticamente com os olhos fechados. É claro que também tive a dolorosa experiência de ser arrasado por um chefão durante a noite. Naquela época, xinguei algumas palavras no fórum e continuei focando no desenvolvimento no dia seguinte. Foi também uma experiência social única.
Olhando para trás agora, os gráficos e a interface deste jogo estão todos em nível de pixel, mas ainda é jogável. Ouvi dizer que Guangzhou Haodong lançou posteriormente algumas sequências, mas nenhuma delas tinha o sabor desta versão. Talvez seja porque estou envelhecendo e sempre sinto falta dos dias em que usava redes 2G para carregar jogos e usava feature phones para lutar contra os Três Reinos à noite. Se você também gosta de SLG lento e pesado, recomendo experimentar a versão antiga, desde que você aguente o estilo daquela época haha😄
Não vou falar mais nada, vou ver se encontro os arquivos do simulador daquele ano e reconstruir a cidade que foi demolida dezessete vezes.