图片
Para ser sincero, não tive nada para fazer antes de dormir ontem à noite, então me deparei com o jogo "Crush Love" na app store. Originalmente, pensei que fosse o tipo de reskin de jogo de eliminação ruim, mas depois de jogar alguns níveis, fiquei um pouco viciado. Não vou me gabar, mas esse jogo me lembra da época em que jogava Bejeweled no Symbian. Naquela época, os celulares ainda tinham telas resistivas. Cutuquei os ícones tortos para passar de nível e passei metade da noite jogando. Os jogos para celular de hoje têm gráficos muito mais refinados, mas sempre parece que está faltando um pouco de sabor.
Vamos falar sobre os destaques do jogo em si. Combina sistemas de cultivo de eliminação e imortalidade. Cada vez que você passa de nível, você pode melhorar seu nível de cultivo e desbloquear novos personagens. Este design é bastante atencioso. Para ser honesto, os jogos de eliminação já existem há muitos anos. Do match-3 ao Lianliankan, tem sido difícil inovar a jogabilidade, mas com a sensação de crescimento e coleção de personagens, pode realmente reter as pessoas. E o download é gratuito e sem cobrança, o que é realmente raro no ambiente de jogos para dispositivos móveis de hoje. Muitos fabricantes estão sempre pensando em como projetar pontas de ouro de criptônio. Mesmo uma única eliminação requer ouro de criptônio físico para comprar cartas. Este jogo pode insistir em ser totalmente gratuito. Independentemente da qualidade, pelo menos a atitude merece elogios.
Contudo, do ponto de vista da indústria, este modelo também reflete uma tendência no desenvolvimento de jogos móveis: a verticalização de segmentos de mercado. No passado, as pessoas pensavam que os jogos de eliminação eram apenas para as tias matarem o tempo, mas agora jogos como “Eliminação”, que incorpora o estilo de cultivar imortais, cultivar pessoas e curar, estão obviamente tentando atrair jovens jogadores e grupos bidimensionais. A plataforma Android 5.0 consegue rodar sem problemas, o que mostra que a equipe de desenvolvimento também está muito preocupada com a adaptação. Shenyang Pengdong é uma empresa da qual nunca ouvi falar muito antes, mas ver que eles podem produzir produtos tão atenciosos mostra que uma pequena equipe independente também está explorando seu próprio caminho.
Por fim, digo com emoção, do Symbian ao Android, dos downloads pagos às compras gratuitas no aplicativo, ao modelo atual de publicidade + pura gratuidade, os jogos para celular mudaram muito rápido. Ocasionalmente vejo pessoas em fóruns sentindo falta dos bons jogos de compra do passado. Na verdade, acho que enquanto os desenvolvedores se empenharem em criar jogos de qualidade, os jogadores mais antigos irão apoiá-los, independentemente do modelo de carregamento. Embora “Elimine Love Elimination” não seja uma obra-prima, pelo menos me mostrou que existem novas ideias em jogos de eliminação, e isso é o suficiente. Você pode tentar quando tiver tempo, basta ser uma equipe pequena, com apoio e disposta a levar os jogos a sério. 😊