图片
Para ser sincero, quando comprei a versão mobile do “Gary Mod”, me senti um pouco complicado. Como um jogador antigo que joga desde a era Symbian, este jogo não é estranho para mim - a obra-prima que era jogada no PC naquela época agora foi portada para telefones celulares, é gratuita e não tem compras no aplicativo. No mercado de jogos para celular de 2024, é como uma relíquia de uma viagem no tempo. 🤔
Para não me gabar, passei três dias experimentando profundamente a versão portada deste jogo para celular. Em primeiro lugar, deve ser dito que a sua experiência central foi de facto mantida: sem tarefas, sem níveis, sem classificações, apenas uma sandbox pura que lhe permite mexer com vários modelos, ferramentas e motores físicos. Nele você pode construir um castelo voador, recriar o antigo bairro em sua memória e até fazer um "computador" funcional. Essa sensação de liberdade é realmente rara no ambiente de jogos para dispositivos móveis de hoje, onde você é constantemente forçado a marcar ponto e realizar tarefas diárias.
Mas o que realmente me dá vontade de postar esse post não é o quão incrível o jogo em si é, mas sim o fato de ele aparecer neste momento, o que me dá vontade de falar sobre as tendências de desenvolvimento de jogos mobile. Veja bem, no atual mercado doméstico de jogos para celular, há um sorteio de cartas para ganhar dinheiro, um mundo aberto para empilhar ou um reskin lendário para 999. Todo mundo está comparando os gráficos, o desempenho do enredo e os sistemas sociais, mas muito poucas pessoas estão fazendo jogos puramente criativos como "dê a você uma caixa de Lego e jogue sozinho". E o "Módulo Gary" apenas preenche essa lacuna.
Do ponto de vista da indústria, acho que isso se chama “atavismo”. Na era Saipan, jogávamos jogos de física gratuitos como "Gravity Maze" e "Paper Plane" com grande entusiasmo. Mais tarde, à medida que o desempenho dos smartphones melhorou, os fabricantes optaram pela qualidade de imagem da próxima geração, mas a diversão original de “jogar” foi perdida. Agora que o jogo para celular “Gary's Mod” está disponível gratuitamente, isso mostra que pelo menos alguns fabricantes estão dispostos a relembrar essas alegrias da velha escola. E você descobriu isso? Hoje em dia, muitos jogos para celular estão começando a experimentar o modelo de “cocriação de jogadores”. Por exemplo, a contínua popularidade do “Minecraft” no terminal móvel é a prova de que a sensação de realização que os jogadores estão dispostos a gastar tempo para criar é muito mais duradoura do que comprar cartas.
Claro, tenho que dizer a verdade. A otimização da operação desta versão do jogo para celular é média, a interação da tela sensível ao toque ainda é um pouco estranha para a construção de precisão e a otimização do mecanismo de física também é pior do que a da versão para PC. Mas considerando que se trata de um jogo gratuito, sem anúncios ou compras no aplicativo, como a equipe de produção ganha a vida? Na verdade, isso reflete outra tendência - no futuro, mais jogos poderão adotar o modelo de “sistema de compra” ou “sistema de doação”, contando com o boca a boca e operações de longo prazo para ganhar dinheiro. A versão mobile do “Gary Mod” agora é como um presente sentimental para jogadores veteranos, e também serve como uma demonstração para a indústria: ainda há pessoas que compram na sandbox sem rotinas comerciais.
Por fim, como jogador veterano de 30 anos, não recomendo necessariamente a todos que baixem (afinal, o limite não é baixo e requer um pouco de paciência e criatividade), mas realmente espero que mais jovens possam experimentar esse tipo de jogo “faça suas próprias regras”. Nossa geração jogou “Spore”, “Terriaria” e a versão para PC de “Gary Mod”, e agora é ótimo vê-lo novamente nos celulares. Se a indústria de jogos para celular continuar a se concentrar na qualidade da imagem e no dinheiro, um dia não conseguirá fazê-lo. Nesse momento, talvez tenhamos que contar com esses “velhos” para esfriar o mercado. 😌
Você já jogou este jogo para celular? Ou que outras obras-primas do sandbox em sua memória permitem que você "construa o que quiser"? Vamos conversar.