图片
Para ser sincero, quando vi o jogo "Beach Run" pela primeira vez, inconscientemente pensei que fosse mais um parkour que muda a pele. Afinal, existem muitos produtos semelhantes no mercado agora, como parkour de metrô e fuga de templo. Eles se atrevem a vendê-los em um ambiente de verão. Mas se você olhar mais de perto, verá que este é na verdade um jogo gratuito produzido pela Nanjing Daifei Network na era 5.0. Naquela época era uma empresa antiga e senti um pouco de nostalgia.
Não é para me gabar, este jogo tem seus destaques. O que mais me surpreendeu foi o método de operação – pressione e segure a tela para controlar a corrida, solte para frear ou pular. Este design parece simples, mas na verdade parece surpreendentemente sólido durante o jogo. Ao contrário de alguns jogos de parkour que apresentam toque atrasado ou resposta lenta ao deslizar, o feedback de "Seaside Run" é muito responsivo, o que é especialmente importante em máquinas Android antigas. Afinal, o desempenho da máquina do sistema 5.0 é limitado. Ser capaz de alcançar esse tipo de suavidade mostra que o desenvolvimento trabalhou muito na otimização.
O design da pista é uma vantagem. Existem mais de uma dúzia de trilhas aquáticas, cada uma com uma combinação diferente de obstáculos: pontes flutuantes repentinas, hélices giratórias em alta velocidade e corredeiras que mudam de ritmo. Lembro que havia uma "Corrida Pirata" no início da era Symbian, que também tinha esse tema aquático, mas naquela época só tinha alguns obstáculos fixos para alternar. A faixa de "Seaside Run" é mais dinâmica. Às vezes, o reflexo do sol irá deslumbrá-lo, e às vezes as ondas o atingirão de repente. Esses pequenos detalhes deixam o parkour muito mais tenso.
É claro que, como jogador veterano, tenho que encontrar falhas. A modelagem do personagem é um pouco difícil, especialmente durante a execução. Os movimentos dos braços são muito grandes e não parecem naturais. Em termos de efeitos sonoros, existem apenas sons simples de ondas e passos na água, e a música de fundo quase não tem sentido de existência. E embora existam muitas faixas, a maioria delas é de avanço linear, sem algumas escolhas de ramificação ou eventos aleatórios, e é fácil ficar entediado depois de jogar por um longo tempo. Porém, por se tratar de um jogo gratuito, sem compras no aplicativo e sem propagandas forçadas, essa sinceridade merece elogios.
Enquanto jogava, de repente me lembrei dos dias em que joguei secretamente “Doodle Jump” na última fila da sala de aula, dez anos atrás. Naquela época, a memória dos celulares era de apenas algumas centenas de megabytes e os jogos eram pacotes Java de dezenas de KB, mas cada um era jogado com gosto. Os gráficos do jogo atual são melhores, mas falta aquela sensação de pureza. Embora "Beach Run" não seja uma obra-prima, pelo menos me permitiu recuperar a energia relaxada de "basta abrir e tocar, largar sem me enroscar". Se você também sente falta da experiência simples e direta do parkour, pode experimentá-la. De qualquer maneira, não custa nenhum dinheiro. 😌