Para ser sincero, tenho jogado “Three Kingdoms” novamente nos últimos dias e estou bastante emocionado. Este clássico jogo de xadrez de guerra se tornou uma raridade no atual mercado de jogos para celular. Ainda me lembro da era Symbian, quando um jogo de várias centenas de KB me permitia ficar agachado na última fila da sala de aula e jogá-lo durante uma tarde inteira. Naquela época, não havia compras no aplicativo ou sorteio de cartas, e tratava-se apenas de estratégia e brainstorming.
Hoje em dia, os gráficos dos jogos para celular estão se tornando cada vez mais deslumbrantes. Eles costumam usar modelagem 3D e efeitos especiais. E quanto à jogabilidade? Para ser honesto, muitos jogos parecem assistir a desenhos animados reproduzidos automaticamente, com muito pouco controle. O xadrez de guerra radical como "Três Reinos" exige que você mova as peças de xadrez quadrado por quadrado, calcule posições e combine habilidades. Pelo contrário, é cada vez mais difícil ver novas obras. Sem querer me gabar, este jogo tem gráficos um pouco retrô, mas sua profundidade estratégica é definitivamente de primeira linha entre os jogos para celular.
Na verdade, sinto falta da época em que os jogos para celular estavam apenas começando e os fabricantes ainda pensavam seriamente em "diversão" em vez de "como fazer os jogadores cobrarem mais dinheiro". Claro, as regras do mercado existem. Compras gratuitas + no aplicativo podem realmente gerar mais dinheiro. Os jogos para celular para um jogador com aquisição pura sempre tiveram dificuldade em sobreviver na China. Mas, por outro lado, se um dia ninguém estiver disposto a fazer obras da velha escola como “Três Reinos”, então o fast food será realmente o único jogo para celular que restará.
Não sei se você sente o mesmo. Nos últimos anos, os jogos de xadrez móveis começaram a mostrar sinais de recuperação. Por exemplo, algumas equipes independentes lançaram novos trabalhos no TapTap. Embora não sejam grandes, são cheios de sinceridade. Espero que esta tendência possa continuar. Afinal, nós, jogadores antigos, ainda queremos assistir uma verdadeira "Batalha de Chibi" em nossos celulares 😌