图片
Para ser honesto, como um jogador antigo que trabalhou duro desde a era Symbian, minhas expectativas em relação aos jogos para celular sempre foram bastante altas. Recentemente, um amigo recomendou "Fleet Commander", dizendo que era um jogo móvel de batalha naval de estratégia em tempo real RTS. Eu não tinha grandes esperanças. Afinal, existem muitos jogos na indústria de jogos para celular sob a bandeira de “estratégia”. No final das contas, são basicamente batalhas automáticas ou acumulação de ouro de criptônio. Mas depois de jogar por dois dias, quero falar sobre algumas das diferenças entre ele e jogos semelhantes. Não estou me gabando, são apenas meus sentimentos pessoais.
Vamos falar primeiro sobre os problemas de jogos semelhantes. A maioria dos jogos de combate naval para celular no mercado, como "World of Warships Blitz" ou alguns jogos de combate naval de tiro doméstico, são na verdade FPS ou TPS. A operação depende de deslizar os dedos na tela para mirar e atirar. Embora os gráficos sejam legais, é fácil sentir-se cansado depois de jogar por muito tempo. Além disso, estes jogos não são amigáveis ​​para novatos. O limiar é elevado e o mecanismo de correspondência é muitas vezes desequilibrado. Assim que o navio do grandalhão sair, você será basicamente bucha de canhão. Mas “Fleet Commander” segue um caminho diferente. Parece mais quando jogamos “Age of Empires” ou “Red Alert” no PC. Embora seja difícil microgerenciar RTS em telefones celulares agora, este jogo se concentra na formação tática e na combinação de armas, em vez da velocidade da mão.
Falando em vantagens, acho que a que mais se destaca é o seu conceito de “redução da realidade”. Não exige que você construa um monte de canhões sem pensar, mas realmente exige que você considere o posicionamento de diferentes navios de guerra: destróieres para guerra anti-submarina, cruzadores para defesa aérea, navios de guerra para apoio de linha e porta-aviões para apoio aéreo. Além disso, o sistema de armas é dividido em canhões principais, canhões secundários, torpedos, mísseis, etc. Cada arma tem tempo de recarga, alcance e tipo de dano diferentes. Isso me lembra a sensação requintada de combinar navios em “The Age of Discovery” antes. Há profundidade na combinação e não é uma escalação estúpida que leva tudo.
Compare-o com outro tipo de jogo RTS para celular, como “Steel War Zone” ou “Clash of Clans”, que possui um modelo de construção de base + avanço de tropas. Esses jogos enfatizam o acúmulo de recursos e o investimento de tempo. Na verdade, o combate costuma ser semiautomático e tem estratégia limitada. A batalha em "Fleet Commander" é totalmente controlada em tempo real. Você pode ajustar a formação, recuar, focar o fogo em alvos designados a qualquer momento no campo de batalha e até usar o terreno para evitar torpedos – acho que é raro conseguir fazer isso tão bem em um telefone celular.
Mas não é isento de deficiências. Afinal, o desenvolvedor é o Xiamen Flash Game, e nunca ouvi muito sobre a história dos grandes fabricantes antes. Os gráficos do jogo são geralmente realistas, mas os detalhes não são tão de alta qualidade quanto os jogos 3A nos quais os principais fabricantes gastam dinheiro. Por exemplo, os efeitos especiais da superfície da água, explosões e luzes de fogo, e a precisão dos modelos só podem ser considerados adequados, mas certamente não são tão lindos quanto “World of Warships”. Além disso, o conteúdo da versão atual não é muito grande e os níveis e modos são relativamente tradicionais. Espero que mais jogabilidade ou batalhas PVP sejam atualizadas no futuro, caso contrário, será fácil ficar entediado.
O modelo pago pode ser baixado gratuitamente e as compras no aplicativo são principalmente para bombear navios e acelerar a construção. Dizer a verdade não é consciencioso, mas também não é muito obscuro. Alguns jogos RTS para celular semelhantes vendem diretamente VIPs e livros de experiência, o que é chamado de feio. Pelo menos neste jogo você pode economizar navios épicos sem gastar dinheiro, mas isso demora um pouco mais. Eu dou um joinha. Afinal, há cada vez menos jogos para celular que podem fazer as pessoas “viverem” em vez de “criptônios”.
Finalmente, deixe-me expressar meus sentimentos. Quando joguei aqueles jogos de batalha naval Java com alguns kilobytes no Symbian naquela época, em comparação com muitas das obras-primas atuais, a essência da jogabilidade não mudou muito - é tudo estratégia e jogos. Acontece que os gráficos e detalhes agora estão mais ricos, mas muitos jogos abandonaram a jogabilidade principal. O "Comandante da Frota" está pelo menos se movendo na direção certa. Mesmo que ainda haja muito espaço para otimização, como um antigo jogador de RTS, ainda estou disposto a dedicar algum tempo e paciência. Se você também gosta desse tipo de batalhas navais pesadas, não busca efeitos visuais lindos e se concentra no pensamento tático, você pode tentar. 😌