图片
Para ser honesto, como jogador veterano que voltou da era Symbian, o mercado de jogos para celular passou por altos e baixos ao longo dos anos. Não há muitas obras das quais eu realmente me lembre. Mas “Monument Valley” é definitivamente um deles. Não é uma ostentação. É uma das obras mais puras que combina “jogo” e “arte” que já vi.
Ainda me lembro da primeira vez que o abri em 2014. Naquela época, a tela do smartphone não era tão grande como agora, mas assim que entrei no jogo, a atmosfera tranquila e misteriosa me atraiu imediatamente. A princesa Ada usava um vestido branco e caminhava silenciosamente por aqueles labirintos geométricos com música de fundo distante. Para ser honesto, levei quase dez minutos para perceber que estava resolvendo um quebra-cabeça, em vez de assistir a uma coleção de ilustrações em movimento.
No mercado de jogos para celular daquela época, parkour, cartas e eliminação ainda eram populares, e todos competiam para ver quem era mais “animado” ou quem era mais “kryptoniano”. De repente, apareceu um “Monument Valley”, como uma estrela Michelin entre vários restaurantes de fast food. Não exige que você recarregue dinheiro, nem obriga você a fazer check-in online todos os dias. Ele apenas mergulha você silenciosamente em ilusões visuais e transformações espaciais. Cada nível é como uma pintura de Escher que você pode tocar com as mãos, girando, movimentando-se e usando o engano da perspectiva para construir caminhos. O design é realmente incrível.
Olhando agora para trás, o que mais me impressiona é a sua “contenção”. O processo do jogo não é longo e não há texto redundante da trama, mas o eco de cada passo de Ada no mecanismo, o clique do pilar de pedra subindo e a última cena de confissão na chuva ficam na memória como uma marca. Depois de terminar o jogo, postei uma longa análise no fórum, intitulada “Ele me ensinou o que é a estética do jogo em três horas”. Olhando para trás agora, sinto que fui bastante pretensioso naquela época, haha.
Mais tarde saiu a sequência "Monument Valley 2" e comprei o mais rápido possível, mas para ser sincero, a sensação de espanto ao vê-lo pela primeira vez, assim como o primeiro amor, é difícil de replicar. Porém, a 2ª geração também trata o tema do amor familiar com muita delicadeza. Pode-se sentir que a equipe de desenvolvimento leva este IP a sério, e não apenas ao sentimento do consumidor.
Hoje em dia, a indústria de jogos para celular está crescendo, com mundos abertos, gráficos de alta qualidade e capítulos pagos desbloqueáveis ​​​​a cada passo. No entanto, há cada vez menos obras como “Monument Valley” que desaceleram e fazem as pessoas pensarem e silenciarem. De vez em quando vejo na loja e ainda está disponível gratuitamente (lembro que está incluído na área de recursos do nosso fórum). Vou recomendá-lo aos novos jogadores que acabaram de entrar no jogo, especialmente aos amigos que reclamam que “os atuais jogos para celular não têm alma”. Você pode realmente experimentar este jogo de dez anos atrás para ver qual é a verdadeira “nona arte”.
Ok, divaguei muito, talvez seja como um velho relembrando sua juventude😄. Resumindo, Monument Valley é um marco inevitável na minha carreira em jogos para celular. Hoje estou usando o posto de registro de recém-chegado para me dar uma nostalgia. Espero encontrar mais trabalhos desse tipo no futuro, mesmo que tenha que pagar, estou disposto.
Se vocês sentem o mesmo, sintam-se à vontade para conversar lá embaixo sobre o jogo para celular mais artístico que vocês já jogaram ~