图片
Para ser sincero, quando vi esse ataque surpresa do stickman, fiquei chocado por um momento. Não é esta a guerra de stickman que joguei no Symbian naquela época? Avançamos dez anos e agora existe uma versão de coleção, que ainda pode ser baixada gratuitamente. 😌 Baixei e joguei por dois dias, e devo dizer que alguns clássicos realmente nunca saem de moda.
O jogo em si é bastante simples. São apenas bonequinhos lutando, com os braços contidos, e o espadachim derrotando a lança? De qualquer forma, são as mesmas velhas táticas. Mas a coleção inclui a versão clássica, a versão tiroteio e a versão cartão, que equivale a um pacote de múltiplas formas de jogar um IP. Este modelo é realmente bastante interessante. Isso me lembra uma tendência no atual mercado de jogos para celular: a mineração e reutilização de IP principal.
Para ser honesto, o mercado atual de jogos para celular está um pouco extenso, com mundos abertos, gráficos de última geração e jogos de desenho de cartas o tempo todo. Os jogadores foram bombardeados com todos os tipos de grandes produções e ficaram esteticamente cansados. Em vez disso, eles começaram a sentir falta daqueles jogos simples e puros. Um jogo estratégico de baixo limiar e ritmo acelerado como Stickman pode realmente encontrar seu próprio espaço de vida. 😅
E o modo de carregamento é de 0 yuan, o que significa download gratuito. Hoje em dia, a maioria dos jogos para celular são gratuitos + compras ou anúncios no aplicativo, e Stickman Raid não é exceção. Mas a questão é: como um jogo grátis com esse IP clássico equilibra a lucratividade e a experiência do jogador? Depois de jogar, descobri que não há muitos anúncios e que ele depende principalmente de compras no aplicativo, como skins e aceleração. Isso foi feito com bastante moderação.
Do ponto de vista da indústria, é realmente muito inteligente para um pequeno fabricante como Shenzhen Yuyou desenvolver o Stickman IP. Todas as grandes empresas estão competindo por jogos móveis AAA, mas as pequenas empresas não podem pagar por isso. É melhor fazer remakes nostálgicos de IPs clássicos, que são de baixo custo e ainda contam com uma base de fãs. Isso também pode ser considerado uma tendência: qualidade e leveza coexistem, não mais buscando cegamente a qualidade da imagem, mas focando na jogabilidade e na conexão emocional.
Mas, para ser sincero, esse tipo de jogo de cobrança também tem perigos ocultos, ou seja, pode facilmente se tornar uma troca de dinheiro. Espero que Yuyou consiga mantê-lo bem e não decepcionar os sentimentos dos jogadores antigos. 😉
Em geral, Stickman Raid me permite ver um lado do mercado de jogos para celular: ao mesmo tempo em que busca alta qualidade de imagem e grande produção, a jogabilidade clássica simples e interessante ainda tem vitalidade. Este pode ser o chamado “retorno à natureza”. Como jogador veterano há 10 anos, estou muito satisfeito. 😊