图片
Para ser sincero, joguei recentemente um jogo chamado "Gone Love" e fiquei bastante emocionado. Como um jogador antigo que trabalhou duro desde a era Saipan, tenho visto muitos jogos para celular correndo para a comercialização, com ouro criptônio, desenho de cartas e tarefas diárias. Mal posso esperar para colocar os jogadores no funil de pagamento a cada minuto. Mas esse jogo se destacou para mim – não vende valores, não obriga você a jogar e é até totalmente gratuito.
Sem querer me gabar ou ser calunioso, isso na verdade representa uma nova direção para a indústria de jogos para celular: retornar ao “conteúdo” em si. Nos primeiros anos tocávamos Snake e Sokoban. Naquela época, os jogos eram pura alegria. Mais tarde, os jogos para celular tornaram-se cada vez mais parecidos com shoppings, com diversas promoções na entrada. Mas, nos últimos anos, começaram a surgir obras como “Lost Love”, que se concentram na narrativa emocional e na experiência imersiva, como “Florence” ou “Choose Love”. A desenvolvedora Hainan Star Jumping se atreve a criar esse tipo de obra de arte pura de graça, o que mostra que o mercado começou a ficar mais segmentado e os jogadores estão dispostos a pagar pela “sensação”.
Como jogador veterano, estou muito satisfeito em ver essa mudança. Os jogos para celular não são mais apenas uma ferramenta para matar o tempo, mas também podem se tornar um meio que toca o coração. As cenas de namoro e conversa ao telefone no jogo me lembraram da época em que eu usava o Nokia para enviar mensagens de texto para perseguir garotas, há mais de dez anos. Os tempos estão mudando, mas a necessidade de conexão emocional das pessoas nunca mudará.
É claro que esse tipo de jogo pode não ter tanto “sucesso” comercialmente, mas pelo menos prova que jogos mobile podem ser mais do que apenas comprar cartas e lutar contra monstros. Espero ver mais trabalhos como este no futuro.