图片
Para ser honesto, jogo jogos para celular há quase 20 anos. Desde jogar Brotherhood of Fire e Doodle Jump no Nokia N95 até várias obras-primas da era dos smartphones, sou considerado um jogador hardcore. Recentemente, um amigo me recomendou experimentar o "Arrow World". Na verdade, eu estava um pouco resistente a isso no início - não havia jogos com tema de passeios a cavalo e arco e flecha no passado. A maioria deles eram mira automática e colisão numérica, o que não era interessante. Mas esse jogo, sem me gabar, realmente fez meus olhos brilharem.
Vamos falar primeiro sobre a tela. Estilo de renderização de desenho animado, ao andar a cavalo na pista, os contornos da grama, das árvores e dos castelos são muito claros e os efeitos de luz e sombra são bastante naturais. Embora seja uma cena totalmente 3D, está bem otimizada e o celular de quatro anos em minha mão funciona sem atrasos. Para ser honesto, muitos jogos para celular hoje em dia buscam cegamente o realismo, mas a otimização é uma bagunça. Pelo contrário, este estilo cartoon é confortável de ver e não cansa os olhos.
O núcleo da jogabilidade é a batalha 1V1. Ambos os lados montam cavalos para se proteger. Eles ajustam a mira e calculam o avanço dentro de um tempo limitado. Eles deslizam os dedos para puxar o arco e atirar. Acertar as partes vitais do oponente (como a cabeça) causará danos maiores. O segredo é que você precisa mirar manualmente e não há travamento automático do aparelho. Isso me lembra a sensação sólida de acertar onde você aponta ao jogar “Snow Mountain Brothers” no fliperama. Cada jogo dura cerca de um ou dois minutos e o ritmo é rápido, o que é muito adequado para jogar nas horas vagas.
Em termos de sensação, a força e o ângulo de deslizamento do arco afetam diretamente a trajetória da flecha, e o feedback é muito sensível. O impacto também é bom. O som de uma flecha atingindo uma armadura ou um cavalo é diferente. Quando atingir o oponente, haverá um close em câmera lenta. A tensão aumenta instantaneamente. Para não me gabar, este jogo me permite recuperar a alegria do controle preciso quando joguei “Gravity Ball” no Symbian.
Vamos falar sobre o modelo de carregamento. Vendo que o desenvolvedor escreveu “Modelo de carregamento: 0”, fui confirmar. Na verdade, é um download gratuito, sem compras no aplicativo, sem anúncios, completamente puro. Existem poucos jogos para celular no mercado que ainda podem fazer isso, então tenho que dar um sinal positivo para Shanghai Moyou. Mas isso também deixa as pessoas um pouco preocupadas. Afinal, os desenvolvedores também precisam ganhar a vida. Eles esperam ter skins ou passes de temporada com mais consciência, e não os tornem mais fortes pagando por eles com ouro criptônio.
Estou jogando há cerca de 20 horas e desbloqueei cinco ou seis arcos e três cavalos com atributos diferentes. Cada arco possui características balísticas diferentes. Alguns têm velocidade de disparo rápida, mas baixo dano, e alguns têm longo alcance, mas exigem previsões mais precisas. Existem muitas opções táticas. A velocidade de correspondência da arena também é rápida e a batalha pode começar basicamente em dez segundos. A maioria dos oponentes que você encontrou até agora são pessoas reais e, ocasionalmente, existem alguns robôs (o período de iniciante é para permitir que você se adapte).
Finalmente, algumas sugestões. Atualmente existem apenas dois tipos de mapas: planícies e montanhas. Esperamos que novas cenas, como ruínas de castelos e desfiladeiros do deserto, sejam adicionadas no futuro. Além disso, seria ótimo se pudesse haver um modo de equipe para dois jogadores ou uma sala personalizada para competir com os amigos.
Para ser honesto, no ambiente de hoje, onde a janela de recarga aparece quando você abre um jogo, é realmente raro encontrar um jogo que compita puramente em habilidades, não o force a jogar muito e seja agradável. Recomendado para amigos que gostam de jogos competitivos, buscam senso de operação e não são avessos ao estilo cartoon. Ouso dizer que se você é um jogador antigo que cresceu jogando FC “Balloon Fight” ou “Duck Shooting”, com certeza vai se apaixonar pela sensação refrescante de atirar uma flecha no coração. 😌