Para ser sincero, recentemente olhei o álbum de fotos do meu telefone e vi algumas fotos tiradas durante a era Saipan e, de repente, fiquei um pouco emocionado. Naquela época, a tela do celular tinha apenas 2,4 polegadas, e a máquina deslizante estava equipada com uma tecla de direção para tocar "Tiandi Dao" e "Assassin's Creed". Pressionar os botões deixava seus dedos dormentes, mas esse tipo de felicidade pura raramente é encontrada hoje em dia. Mais tarde, quando o Android estava surgindo, o combate de deslizar a tela de “Infinity Blade” me surpreendeu por muito tempo. Infelizmente, os jogos de ação para celular ficaram cada vez mais caros, desligando automaticamente ou cobrando 999, e havia cada vez menos trabalhos que realmente faziam as pessoas se acalmarem e estudarem.
Até o ano passado, um amigo me recomendou experimentar o "Double Pamish". Quando soube que era um jogo de ação bidimensional para celular, fiquei um pouco relutante - afinal, havia muitos no mercado que vendem carne e fofura, e a sensação de operação era basicamente zero. Acabei jogando por duas horas, e isso me levou de volta à época em que joguei o arcade "Dino Combat". Não estou me gabando, mas o sistema de combate match-3 + ACT deste jogo é realmente incrível. As combinações de habilidades de cada personagem precisam ser determinadas em tempo real. Não se trata apenas de clicar na tela sem pensar, mas requer previsão e senso de ritmo. Quando os efeitos especiais do movimento final explodiram, até senti que o feedback vibratório do dispositivo portátil estava de volta.
O que mais me impressionou foi aquela vez que lutei contra o chefe “Spray Mechanical”. Quando eu ainda estava vivo, contei com uma esquiva precisa para acionar o espaço de supercomputação e, em seguida, um conjunto de bolas vermelhas de combinar 3 conectadas ao núcleo para contra-atacar passivamente, minhas mãos estavam suando. Essa sensação de realização é semelhante à de matar um dragão sem ferimentos em “Monster Hunter P3”. É muito gratificante que um corpo com menos de trinta anos ainda consiga recuperar os reflexos da juventude. 😄
Além disso, a visão de mundo de Zhan Shuang não é ingênua - ficção científica apocalíptica + corpos mecânicos, e as discussões sobre a sobrevivência da civilização nos diálogos dos personagens ocasionalmente me deixavam atordoado. O texto da trama do personagem é escrito com muito cuidado, e não há venda forçada de lírios, mas sim uma história triste e comovente que é contada com seriedade. O monólogo da Lúcia de cabelos brancos quase fez meus olhos ficarem vermelhos como os de um homem adulto. Talvez seja porque sou mais velho e consigo ter empatia com mais facilidade.
Claro, o mercado de jogos para celular está muito ocupado agora. Zhanshuang também experimentou um ritmo quando lançou o servidor pela primeira vez. Mais tarde, a capacidade de produção oscilou por um tempo, mas para ser sincero, como um micro-kryptoniano que joga apenas duas ou três horas por semana, sinto-me bastante confortável. Não há interação social forçada, nem forçamento, apenas limpar seu corpo e bater na jaula todos os dias para ficar offline. Recentemente ouvi dizer que vão lançar uma nova versão de “Annihilation of the Last Day”. A trama parece preencher os buracos cavados antes, e ainda estou ansioso por isso.
Se há caras no fórum que sentem falta dos jogos de ação para celular do passado, que exigiam um pouco de operação, tinham profundidade, mas não eram muito caros, você também pode dar uma chance ao Zhanshuang. Pelo menos para mim, permite-me recuperar a seriedade que tinha quando apertava os botões até começarem a fumegar quando hoje o ecrã está cheio de batalhas automáticas. 🧐