Para ser sincero, quando vi o jogo “Black Moon”, minha primeira reação foi que fiquei um pouco confuso. Os dias em que tocava "Cangshenlu" e "Blazing Snow" em Saipan há dez anos ainda estão vívidos em minha mente. Num piscar de olhos, os jogos para celular evoluíram até este ponto. Isto não é um exagero. Como um jogo de ação de rolagem lateral para celular, “Black Moon”, colocado no momento de 2024, permite que jogadores antigos como eu vejam algo diferente.
Vamos falar primeiro sobre o jogo em si. O cenário da invasão dos pesadelos e da chegada da lua negra não é realmente novo, mas posso sentir que a equipe de produção trabalhou muito na trama e na atmosfera. O grupo protagonista luta lado a lado na Black Moon Academy para resistir à invasão do Pesadelo, e também para desvendar o mistério do desaparecimento da bruxa – para ser sincero, a narrativa principal é mais sólida do que muitos jogos rotineiros de “tirar cartas para apoiar sua esposa” no celular. O sistema de combate é um combate de rolagem lateral da velha escola, com um senso de ataque decente, e a fluência dos movimentos combinados está acima da média entre jogos semelhantes para celular. O sistema de desenvolvimento de personagens é um pouco fraco, mas comparado com aqueles jogos para celular em que “você tem que esperar até amanhã depois de terminar a resistência”, pelo menos oferece conteúdo jogável suficiente.
O que eu realmente quero falar é a tendência de desenvolvimento de jogos para celular refletida por trás de “Black Moon”. No mercado atual, pelo que todos estão lutando? Lute por fotos, lute por IP e lute por redes sociais. Mas “Black Moon” abriu meus olhos para outra possibilidade – retornar à jogabilidade em si. Para ser honesto, ele não tem qualidade de imagem de nível AAA, nem tem a publicidade que as grandes empresas gastam dinheiro para comprar, mas sua sensação operacional, design de níveis e construção de visão de mundo estão todos tentando recuperar a sensação pesada dos primeiros jogos de arcade e autônomos. Isso é bastante raro para um jogador experiente na casa dos trinta.
O modo de carregamento é de 0 yuan para download, e as compras no aplicativo são principalmente algumas aparências e adereços auxiliares, e não há link que não possa ser passado com ouro de criptônio. Isso me lembra dos jogos para celular independentes de "compra" no Symbian no passado. Embora a tendência atual dos jogos para celular seja a compra gratuita + no aplicativo, pelo menos "Lua Negra" não torna os pontos de ouro muito nojentos. Esse tipo de restrição é realmente uma lousa em branco no mercado de jogos para celular em 2024.
Claro, o jogo também tem suas falhas. O guia para iniciantes é um pouco extenso, o sistema social é fraco e o equilíbrio do PVP precisa ser aprimorado. Mas considerando que se trata de um trabalho de um fabricante de pequeno e médio porte, acho que merece respeito por conseguir atingir esse grau de acabamento.
Uma última palavra de emoção: Dez anos se passaram. Dos jogos Java ao Unreal Engine 4, dos RPGs independentes aos fortes MMOs sociais, os jogos para celular foram longe demais nas cadeias técnicas e de negócios. Mas não importa o quanto isso mude, o que realmente impressiona os jogadores é sempre a palavra “diversão”. “Black Moon” pode não ser o tipo de sucesso fenomenal, mas nos lembra que os jogos podem ser muito simples e puros. Espero que nos próximos dez anos possamos ver mais obras com uma jogabilidade tão cuidadosa. 😌