Para ser sincero, quando vi o nome “Dream Town”, fiquei chocado por alguns segundos. Quando cliquei, descobri que se tratava de um antigo jogo de simulação de negócios. O desenvolvedor foi a Shanghai Touch Technology e fiquei um pouco confuso por um momento. Não vou me gabar disso, mas este jogo era realmente um jogo bem pensado naquela época. Os vários elementos de fazendas, fábricas, lojas e minijogos são misturados sem fazer as pessoas se sentirem confusas. O ritmo também é confortável e não obriga você a gastar dinheiro ou ficar careca.
Falando sobre a tendência de desenvolvimento de jogos para celular, estou bastante emocionado. Do Snake na era Saipan aos atuais jogos para celular de mundo aberto, as mudanças em apenas uma dúzia de anos foram maiores do que nos últimos trinta anos. Não existia 3A ou sorteio de cartas naquela época. O jogo era puramente sobre jogabilidade. Ainda me lembro dos dias em que jogava “Doodle Jump” no Nokia. A tela era pequena e os gráficos simples, mas a alegria era pura.
Jogos como "Dream Town" são, em última análise, designs da velha escola "orientados para a jogabilidade". Você cultiva, processa, gerencia e constrói lentamente uma cidade vazia. Você pode ver os frutos do seu trabalho a cada passo. Esta sensação de realização não pode ser proporcionada por muitos jogos populares hoje em dia. Esses jogos exigem que você faça um primeiro depósito, compre cartas e alcance a classificação assim que forem lançadas. Depois de jogar por alguns dias, você se sentirá vazio depois que a novidade passar.
Na verdade, os jogos de negócios de simulação aumentaram muito nos últimos anos, mas a maioria deles se tornou uma rotina de “posicionamento + enredo”. Existem menos jogos como “Dream Town” que permitem aos jogadores operar lentamente e interagir uns com os outros de maneira real. Para ser honesto, não é fácil criar um jogo antigo sem qualquer arrependimento, especialmente no ambiente de mercado atual, onde as pessoas estão ansiosas por sucesso rápido e lucro rápido.
Pessoalmente, acho que a tendência futura dos jogos para celular ainda pode retornar ao conteúdo em si. Os jogadores tornaram-se cada vez mais sofisticados, e os jogos que mudam de skin, acumulam valores e trapaceiam no criptônio não durarão muito. Embora uma obra como “Dream Town” não tenha efeitos especiais de poluição luminosa ou movimentos frios, ela tem calor e sentido de vida. Ele permite que você ligue o telefone após um dia agitado para ver se as plantações da sua fazenda estão maduras ou vá até a casa do vizinho para ajudar a regar as plantações. Esse tipo de conexão emocional simples é como o jogo deveria ser.
Ocasionalmente, também penso em como seria ótimo se os novos jogos de hoje pudessem desacelerar e aperfeiçoar a jogabilidade central com o mesmo cuidado que faziam naquela época. No entanto, se você pensar bem, saberá que não é realista. O tráfego é rei, o capital busca lucros e os sentimentos são, em última análise, um luxo para algumas pessoas.
Ok, sem mais emoção. Quando vi este jogo antigo hoje, senti um calor no coração, então não pude deixar de escrever mais algumas frases. Há algum velho amigo com quem possamos conversar sobre o passado de “Dream Town”? Lembro que quando joguei a versão 2.0, passei dois meses moendo minérios para coletar os animais do zoológico. Não consigo mais encontrar essa sensação de satisfação. 😊