图片
Para ser sincero, eu estava limpando as fotos antigas do meu telefone há dois dias e de repente vi uma captura de tela tirada com um Nokia 5230. Era a interface do labirinto de “Maze War”. Naquele momento, muitas lembranças vieram à tona.
Não vou me gabar disso, mas esse jogo foi realmente considerado um trabalho de consciência naquela época. Feito pela Xiamen Weihu Network, é gratuito e não possui compras no aplicativo. Numa época em que todos pedem uma “versão crackeada”, é uma lousa em branco 👴
Lembro-me de quando comprei meu celular e comecei a procurar novos jogos depois de jogar "Snake" e "Skyscraper". Acidentalmente vi alguém recomendando “Maze War” no fórum, dizendo “Maze plus RPG, você pode jogar a tarde toda”. Baixei e instalei diretamente e estava realmente fora de controle.
O cenário do jogo é simples: o mundo da Terra-média está bagunçado por monstros, e você faz o papel de herói e atravessa o labirinto para lutar contra monstros. O tempo está muito apertado e há bifurcações e becos sem saída no labirinto. Às vezes, se você cometer um erro, você cairá no mar e começará tudo de novo. Para ser sincero, esse tipo de punição é bastante severo, mas deixa as pessoas mais interessadas nele. Cada vez que cometerem um erro, eles se lembrarão do percurso.
O design do monstro parecia bastante cuidadoso na época. Há um chefão no final de cada labirinto. Você deve primeiro usar lacaios para acumular recursos e depois encontrar os pontos fracos para lutar. Não havia guia naquela época, então tive que descobrir sozinho. Lembro que fiquei preso em um nível de dragão de fogo por três dias e finalmente descobri que precisava fazê-lo cuspir fogo e queimar uma parede específica para conseguir a arma. Essa sensação de realização não pode ser comparada ao atual sorteio de cartas douradas de criptônio do jogo para celular 😌
Olhando para trás agora, a qualidade da imagem deste jogo é muito ruim, quase consigo contar os pixels. Mas a jogabilidade não está nada desatualizada: labirinto plano, posicionamento estratégico, limite de tempo, além de um pouco de microgerenciamento estilo cobra para coletar moedas de ouro. Sinto falta da pura experiência de jogo de ligar meu telefone, sem pop-ups, sem cartões mensais e sem limitações físicas.
Por volta de 2010, as nossas pequenas fábricas nacionais ainda podiam produzir jogos tão limpos. Ao contrário de agora, quando você abre a lista de classificação, a tela fica cheia de sorteios em carrossel, pacotes de presentes de login e privilégios VIP. Às vezes, realmente não sabemos se estamos jogando ou se os jogos estão nos jogando.
"Maze War" provavelmente é difícil de encontrar agora, e não sei onde baixar o pacote de instalação do Symbian 5.0. Mas se você vir em algum lugar, não hesite em colocá-lo e jogar por meia hora. O tipo de alegria focada em passar de nível o levará de volta à época em que os telefones celulares ainda eram controles deslizantes e 30 milhões de tráfego mensal representavam uma enorme soma de dinheiro.
De repente, sinto falta dos dias em que pressionava cegamente o teclado embaixo da mesa para lutar contra monstros 🧭