Para ser honesto, como um jogador antigo que joga desde a era Symbian, fico bastante emocionado ao ver os jogos para celular evoluirem do Snake e Tetris originais até o ponto atual. Recentemente, joguei "One Piece: The Road to the Strongest", que é um jogo para celular baseado em turnos de cartas que me surpreendeu recentemente.
Vamos falar primeiro sobre o jogo em si. Este jogo é oficialmente autorizado por ONE PIECE. Para ser honesto, joguei muitos jogos para celular adaptados do One Piece IP. A maioria deles mudava a pele e cortava alho-poró, mas esse “One Piece Road to the Strong” me deu uma boa primeira impressão. A restauração de cenas clássicas é muito alta, desde o capítulo do Mar da China Oriental até a batalha no topo, o enredo é elaborado com muito cuidado, e não é o tipo de coisa que você apenas posta algumas fotos e pronto. A jogabilidade é um jogo de cartas tradicional baseado em turnos, mas com a adição de PVP entre servidores, como hegemonia marítima e confronto de pico, ainda há alguma estratégia e não é um acúmulo estúpido de poder de combate.
Mas o que quero falar não é apenas sobre esse jogo, mas mais sobre as tendências de desenvolvimento de jogos para celular nos últimos anos. No início dos anos 2000, os telefones celulares ainda eram dominados pela Nokia e os jogos eram basicamente jogos independentes. Você poderia se divertir muito jogando jogos JAVA com dezenas de KB. As versões transplantadas de “Xuanyuan Sword: Traces of the Sky” e “Legend of Sword and Fairy” eram todas obras-primas. Mais tarde, os smartphones se tornaram populares e os jogos para celular começaram a explodir. No entanto, nos primeiros dias, havia vários imitadores e jogos reformulados. Agora, a indústria amadureceu e os grandes fabricantes detêm o monopólio, dificultando a sobrevivência das pequenas empresas. Mas, para ser honesto, a qualidade geral dos jogos para celular melhorou.
Veja "One Piece: O Caminho para o Forte" como exemplo. O desenvolvedor Chengdu Zhuoxing não é uma empresa de primeira linha, mas pode criar um jogo com autorização genuína, jogabilidade perfeita e gráficos decentes. Isto mostra que o limiar do mercado de jogos móveis realmente aumentou. Sem nenhum esforço real, não consegue nem ser liberado. E o modelo de cobrança é 0, o que significa download gratuito e compra no aplicativo. Este é basicamente o principal modelo de negócios de jogos para celular atualmente. Comparado com os jogos JAVA que custam dezenas de dólares para serem comprados, o modelo de compra grátis + no aplicativo agora permite que mais pessoas experimentem, mas a quantidade de dinheiro também é uma dor de cabeça, que pode ser considerada uma faca de dois gumes.
Acho que os jogos para celular se tornarão cada vez mais de alta qualidade, baseados em IP e orientados para as redes sociais no futuro. Por exemplo, "One Piece's Road to the Strong" depende do IP de One Piece para atrair grupos sentimentais e, em seguida, aumenta a aderência social por meio de batalhas entre servidores e batalhas de guildas. Esta é uma ideia de produto relativamente típica. Mas, para ser honesto, os jogadores estão se tornando cada vez mais exigentes agora. IP e sentimentos por si só não são suficientes. A qualidade do jogo em si é a base para reter as pessoas.
Resumindo, se você é fã de One Piece e gosta de cartas de estratégia, vale a pena experimentar este jogo. Não estou me gabando, mas como jogador veterano há dez anos, minha avaliação é: acima de qualificado, com pontos positivos, mas não tenho expectativas muito altas. Afinal, o mercado de jogos para celular está saturado e os jogos que você pode jogar são muito bons. 😊