Para ser honesto, tenho lido muitas postagens de ajuda no fórum recentemente e muitos novatos estão perguntando como escolher entre os jogos para celular atuais. Jogo jogos para celular há mais de dez anos. Eu vim desde a era Symbian e realmente observei a indústria, passo a passo, se tornar o que é hoje. Para ser honesto, os jogos para celular no mercado agora estão se tornando cada vez mais parecidos com produtos de linha de montagem. Cada um tem gráficos mais lindos, mas quando você joga, você sempre sente que falta alguma coisa.
Há poucos dias, um amigo recomendou o jogo “Ziulu Jiuzhou”. Fiquei bastante hesitante no início. Afinal, existem muitos jogos de estratégia para celular hoje em dia, muitos dos quais são jogos numéricos disfarçados de estratégia. Existem muito poucos que realmente exigem o uso de inteligência para o layout. Mas depois de jogar por dois dias, fiquei um pouco emocionado. O cerne da batalha neste jogo é a competição cerebral e a estratégia para vencer, em vez de simplesmente o acúmulo estúpido de poder de combate em ouro de criptônio. Você pode posicionar livremente a cidade e decidir o momento e a rota do ataque. A combinação de generais não é uma rotina fixa - dos “Cinco Generais Tigre” ao “Lu Bu entre o povo”, cada escalação precisa se adaptar à implantação do oponente. Esse tipo de experiência de estratégia original é realmente rara no acelerado mercado de jogos para celular de hoje.
Vamos falar sobre as tendências de desenvolvimento de jogos para celular. Para não me gabar, sinto que nos últimos dois ou três anos, os fabricantes tornaram-se cada vez mais inclinados a fazer jogos de "estratégia leve" ou de "batalha automática", porque o grande grupo de jogadores está mais disposto a aceitar uma experiência fragmentada. Eles apenas clicam algumas vezes no caminho para sair do trabalho e pegam os mantimentos quando chegam em casa do trabalho. Mas pessoas como nós, que vieram da antiga era dos jogos, na verdade ansiavam por um fabricante que retornasse à essência da estratégia - não acumulando valores, mas realmente exigindo que você usasse seu cérebro para definir, observar a situação e ajustar táticas. Pode-se dizer que “Zhu Lu Jiuzhou” de Chengdu Netcheng alcançou esse tipo de sabor. Embora os gráficos não sejam dos melhores, a jogabilidade é sólida e até a corregedoria e os sistemas diplomáticos apresentam uma certa profundidade, o que é digno de elogios.
Claro, este jogo também tem deficiências. Por exemplo, o guia para iniciantes é um pouco longo e o acúmulo de recursos na fase inicial é lento, facilitando o desencorajamento de jogadores impacientes. Mas de outra perspectiva, isso só mostra que não se comprometeu em atender ao estilo fast food de “três minutos de diversão”. Os jogadores de hoje são realmente muito inteligentes. Todos têm uma ideia clara de quem está jogando com cuidado e quem está ganhando dinheiro e fugindo. Finalmente, se ainda há pessoas no grupo que estão lutando para decidir qual jogo de estratégia para celular escolher, por que não tentar este? Pelo menos em termos de “estratégia para vencer”, não me decepcionou. 😌