图片
Para ser sincero, recentemente, quando estava navegando na memória do meu telefone, de repente vi um jogo antigo chamado “Stay Alive”, que de repente me levou de volta a dez anos atrás. Naquela época, os smartphones ainda não eram populares e eu ainda usava um Nokia 5230. Passava todos os dias no fórum Symbian em busca de jogos independentes interessantes. Foi quando descobri "Stay Alive". Ele foi baixado por 0 yuans e os gráficos estavam pixelados, mas a jogabilidade me manteve preso por vários meses.
Sem querer me gabar, embora o jogo pareça difícil agora, a atmosfera de sobrevivência no apocalipse é verdadeiramente única. No início, você é um sobrevivente comum, com apenas quatro paredes para morar. A única coisa que você pode fazer é sair e procurar. Cada casa pode esconder comida, água, armas ou armadilhas, mas você deve ter cuidado a cada passo que dá - o som da porta abrindo e o clique de vidro quebrado atrairão hordas de zumbis se você não tomar cuidado. A primeira vez que joguei, fui espancado até a morte porque fui muito imprudente e sobrevivi por menos de três dias. A sensação foi realmente tão tensa quanto na primeira vez que joguei “Resident Evil”.
O que mais me atrai no jogo é o gerenciamento de recursos e o sistema de mochila. Ao contrário dos atuais jogos para celular de ouro krypton, onde você tem que gastar diamantes para comprar slots de mochila, este jogo depende de você encontrar tecidos e couro para sintetizá-los ou roubá-los dos mortos. Você deve planejar cuidadosamente todas as vezes antes de sair. Você deveria embalar mais comida ou trazer mais munição? O reforço da casa segura, a purificação das fontes de água e a manutenção das armas, cada escolha está relacionada com quantos dias você consegue sobreviver. Para ser sincero, este jogo fez-me compreender pela primeira vez o que é a "luta dos adultos" - não é que as questões de múltipla escolha sejam muito difíceis, mas que cada opção é uma questão de vida ou morte.
Olhando para trás agora, os desenvolvedores de jogos daquela época estavam muito atentos. Embora a equipe Ice Horse seja um nicho, a mecânica de “Stay Alive” não está desatualizada hoje. O mapa é gerado aleatoriamente e cada novo arquivo é uma nova experiência e não há interferência de compra no aplicativo. Depende puramente da sua estratégia e sorte. Mais tarde, mudei para um telefone Android e joguei várias vezes no simulador. Eu poderia encontrar rotas de sobrevivência diferentes a cada vez.
Os jovens de hoje podem estar mais acostumados a jogar jogos AAA para celular com excelentes gráficos e grandes enredos, mas acho que o charme dos jogos antigos reside na simples sensação de imersão - sem efeitos especiais de poluição luminosa, sem conexão à Internet em tempo real, um apocalipse completo pode ser construído com apenas um pixel man, alguns números e brainstorming. Se você também gosta de jogos de sobrevivência, mas não quer se deixar enganar pelos truques do krypton gold das grandes empresas, eu realmente recomendo tentar esse “Stay Alive”. Acredite em mim, você ficará animado para tomar um gole de água limpa tarde da noite e também baterá o telefone de raiva por causa de um erro. 😄
Por fim, gostaria de dizer que o jogo que conseguiu atingir este nível há dez anos foi realmente baseado no amor. Quantas empresas de jogos atuais ainda estão dispostas a se esforçar para criar produtos tão gratuitos e jogáveis?