图片
Para ser sincero, acabei de terminar “Escape Room 16 Temple Ruins” ontem e senti uma emoção indescritível depois de jogá-lo. Como um jogador antigo que joga jogos para celular desde a era Symbian, este jogo me lembra daqueles dias de pura resolução de quebra-cabeças, há mais de dez anos. Para ser honesto, no mercado atual de jogos para celular, há cada vez menos trabalhos como este que se concentram na experiência para um jogador.
Vamos falar primeiro sobre o jogo em si. Este "Escape Room 16" é na verdade o 16º da série. A desenvolvedora Martian Interactive tem insistido em fazer esse tipo de sala de fuga tradicional, o que é bastante raro para ser sincero. A história é sobre um botânico que resgata plantas ameaçadas de extinção, o que leva ao suspense do sequestro de sua avó. Adicionando elementos da mitologia eslava, tem uma sensação folclórica como "The Witcher". As cenas são cuidadosamente elaboradas e não são do tipo que apenas desenha uma sala e pronto. Existem pistas escondidas em cada canto do mapa enorme, e a textura das pinceladas pode até ser vista na tela. A dificuldade de resolver os quebra-cabeças é moderada. Não vai dar vontade de largar o telefone, nem é tão fácil a ponto de ser chato. O mais importante é que não há compras no aplicativo, nem dicas de ouro, apenas jogue. 😊
Mas o que quero falar é, na verdade, a tendência geral dos jogos para celular. Se você olhar para o mercado atual, sempre há cartões, passes mensais, passes e até jogos autônomos que exigem visualização de anúncios online. O tipo de sala de fuga já foi a assinatura de ouro dos jogos para celular, como as séries “The Room” e “Unlocked Room”. Naquela época, muitas pessoas seguravam os primeiros telefones Nokia ou Android e se voltavam para a telinha em busca de pistas. Naquela época, não existiam funções sociais ou rankings. Apenas joguei sozinho e passei de nível silenciosamente, depois tirei screenshots e postei no fórum para discutir os quebra-cabeças. A sensação era como ler um romance policial quando criança e de repente perceber a resposta quando finalmente virava a página.
Mas e agora? Os custos de desenvolvimento estão cada vez mais altos e os hábitos dos jogadores também foram desenvolvidos. Lembro-me de estatísticas de alguns anos atrás de que a proporção de sistemas de compra para um jogador no mercado de jogos para celular era inferior a 10%, e a maioria deles recorreu a compras gratuitas + no aplicativo ou monetização de publicidade. Fabricantes como a Martian Interactive, que ainda insistem em resolver quebra-cabeças por conta própria, estão realmente “retrógrados”. Não vou me gabar disso. Embora este tipo de jogo garanta uma experiência pura, os benefícios são realmente limitados. Conseguir durar até a 16ª parte mostra que eles ainda contam com o apoio de torcedores antigos, e também mostra que ainda existe um grupo de jogadores nostálgicos como eu no mercado. 😌
Falando em tendências da indústria, tem havido uma tendência nos últimos anos: pequenas equipes de jogos independentes começaram a retornar ao campo da resolução autônoma de quebra-cabeças, contando com cartas emocionais e boca a boca. Por exemplo, a nova série “Lost Island” do ano passado e as atualizações contínuas da série “Rust Lake” provaram que ainda há espaço para jogos tão pequenos e bonitos sobreviverem. No entanto, "Escape Room 16" parece mais "old school" para mim - não há nenhuma narrativa sofisticada, nenhum sistema complicado, apenas pura resolução de quebra-cabeças. O mapa é aberto, mas as pistas são claras, o que é muito adequado para jogar em tempo fragmentado.
Por fim, gostaria de dizer que se você está cansado de jogar o tipo de jogo Krypton Gold em que você se inscreve e completa tarefas todos os dias, é melhor tentar este. Não é o tipo de obra-prima que vai fazer você bater nas coxas de surpresa, mas definitivamente vale a pena preparar uma xícara de chá e tocar tranquilamente por duas ou três horas. Além disso, ele pode ser excluído após a liberação para um jogador. Não ocupa memória e consome tráfego, o que é ótimo. 😄
À medida que envelheço, jogar se torna mais desafiador e nostálgico. Espero que sempre haja novos lançamentos desta tradicional sala de fuga. Afinal, nós, jogadores antigos, mal podemos esperar pelos próximos dez anos.