Para ser sincero, quando vi que havia novas pessoas no fórum dispostas a experimentar "Temple Run 2", fiquei bastante emocionado. Como alguém que está no círculo de jogos móveis desde a era Nokia Symbian, sou provavelmente o primeiro grupo de jogadores veteranos a entrar em contato com esta série. Naquela época, Temple Run 1 tinha acabado de ser lançado e a resolução dos celulares era de apenas 320×240. A modelagem 3D parecia quadrados, mas a sensação intensa e emocionante de “ser perseguido” me fez jogar milhares de vezes no Nokia N97.
Voltando a “Temple Run 2”, não quero me gabar disso. Este jogo conseguiu manter a sua vitalidade desde o seu lançamento em 2013 até ao presente. Na verdade, há uma razão para isso. Em primeiro lugar, a imagem foi considerada marcante na época - as cenas realistas do templo, os efeitos de luz e sombra, as expressões ferozes dos guardas demoníacos e o feedback físico do chão desmoronando e dos personagens rolando ainda estão desatualizados hoje. Especialmente quando você está correndo em uma estrada estreita de tábuas e os passos pesados dos guardas são ouvidos atrás de você, a sensação de opressão não diminuirá só porque você a passou inúmeras vezes. 😅
Em termos de operação, o sensor clássico de deslizamento e força de três pistas é fácil de começar, mas difícil de dominar. Como jogador de 30 anos com braços e pernas velhos, minha velocidade de reação definitivamente não é tão rápida quanto a dos jovens. Mas o melhor deste jogo é que ele não depende de reações absolutas e testa sua previsão de ritmo. Por exemplo, depois de fazer uma curva contínua à esquerda, você recebe imediatamente uma pá deslizante e, em seguida, desliza para a esquerda no ar para evitar obstáculos. Se você memorizar essa combinação, poderá obter a sensação de nuvens e água fluindo. Além disso, adicionou uma atualização de personagem e sistema de habilidades. Embora o elemento ouro criptônio posteriormente tenha se tornado um pouco maior, o partido do zero yuan ainda pode desbloquear a maior parte do conteúdo confiando em seu fígado, que é considerado amigável.
Quando se trata da alma dos jogos de parkour, o que importa não é a distância que você corre, mas a obsessão de “definitivamente poder ir mais longe na próxima vez”. Passei a noite inteira acumulando pontos só para quebrar meu próprio recorde. Não havia lista de classificação naquela época, então eu estava competindo puramente contra mim mesmo. Agora, "Temple Run 2" adicionou tabelas de classificação online e desafios diários, tornando-o mais social, mas o núcleo ainda é o simples sentido de perseguição. Além disso, o pano de fundo da história do jogo é bastante interessante - a estátua que rouba deuses é amaldiçoada e está sempre em fuga. Este cenário revela vagamente uma metáfora do “preço da ganância”, o que deixa jogadores como eu, que adoram refletir sobre o enredo, muito interessados. 😂
Do ponto de vista da indústria, os jogos de parkour a partir de Temple Run 2 basicamente estabeleceram o modelo padrão para parkour 3D em dispositivos móveis. Mais tarde, muitos trabalhos semelhantes, como "Subway Surfers" e "Ninja Must Die", mais ou menos fizeram referência a ele. E “Temple Run 2” tem sido continuamente atualizado por mais de dez anos, com novos mapas, novos personagens e atividades de ligação contínua, o que mostra que os desenvolvedores trabalharam duro no conteúdo. Mas, para ser sincero, sinto falta da versão pura “um caminho até o fim” dos primeiros dias. Agora, existem muitos elementos e ocasionalmente parece enigmático.
Por fim, gostaria de dar um conselho aos recém-chegados: não se apressem em ler o guia. Primeiro, aprenda a usar sua intuição para deslizar a tela e sentir o entendimento tácito entre seus dedos e a tela. Além disso, não desanime só por causa de um erro – a coisa mais importante que este jogo me ensinou é “se você não desistir, a saída pode estar na próxima esquina”. Como diz a introdução do jogo, a esperança está sempre à frente. 😊
Bem-vindo ao poço e vamos correr juntos.