图片
Para ser honesto, já faz muito tempo que não escrevi algo sério para um jogo para celular. Eu estava vagando pelo fórum do jogo hoje e acidentalmente vi alguém mencionando "Street", o que de repente me trouxe muitas lembranças. Não vou me gabar disso, mas na minha opinião este jogo tem sido uma lufada de ar fresco na resolução de quebra-cabeças móveis nos últimos cinco anos e merece um bom bate-papo.
Tenho trinta anos este ano e joguei Snake, Thunder e Prince of Persia desde a era Symbian até Genshin Impact e Bentie agora. Também testemunhei a transformação dos jogos móveis de blocos de pixels para a qualidade de imagem 4K de hoje. Para ser sincero, os gráficos dos jogos de hoje estão cada vez melhores, mas é raro encontrar um que permita às pessoas se acalmarem e jogarem o dia inteiro e ainda relembrarem a trama à noite. "A Rua" é uma exceção.
Baixei este jogo em um fim de semana entediante, só para matar o tempo, mas acabei jogando por cinco horas. O jogo adota um modo de alternância de perspectiva dupla entre a versão horizontal 2D e a perspectiva 3D em primeira pessoa, o que é muito raro em jogos para celular. Para ser honesto, fiquei um pouco desconfortável com isso no início. Sempre senti que mudar de perspectiva interromperia minha imersão. Mas depois de jogar, descobri que a equipe de produção usou esse design com muita habilidade - a parte 2D é usada para explorar a cena e coletar pistas, e a parte 3D é usada para apresentar enredos e quebra-cabeças importantes. A alternância entre os dois é natural e suave, sem qualquer sensação de separação.
Em termos de qualidade de imagem, não é exagero dizer que este é o mais próximo do nível de jogos para PC que alguma vez vi num telemóvel. Principalmente aquelas cenas retrô e nostálgicas da década de 1980, a barbearia antiquada, o papel de parede amarelado e os ventiladores de teto barulhentos. Cada quadro parece ter sido cortado de um filme antigo. A integração de elementos do folclore de minorias étnicas também é muito natural, sem a sensação de serem copiados mecanicamente, mas acrescenta uma camada de mistério a toda a história de suspense. A dublagem é um bônus. A dublagem do protagonista e do NPC é muito atenciosa. Pode-se ouvir que isso é feito por atores profissionais, e não pelo tipo de IA que fala em vão ou superficialmente.
Voltemos ao enredo. “The Street” conta uma história que combina amor e suspense. O protagonista interpretado pelo jogador retorna à sua cidade natal e descobre que tudo aqui é diferente do que ele lembrava, e todos ao seu redor parecem estar escondendo segredos. À medida que a exploração se aprofunda, emerge lentamente um período de alegrias e tristezas que atravessa séculos. Para ser sincero, quando cheguei à segunda metade do jogo, passei aquelas noites pensando no rumo do enredo. O toque de tristeza e a atmosfera nostálgica da década de 1980 na história me lembraram da sensação que tive ao jogar “Machinarium” e “The Silent Age” – o tipo de resolução de quebra-cabeças não era para passar de nível, mas pela vontade de aprender mais sobre a verdade.
O modo de carregamento é 0, o que significa que é gratuito. Devo dar um joinha. Hoje em dia, os jogos para celular giram em torno de 648, recarga na primeira vez e cartões mensais. Obras como “Street” que não custam nada e dependem apenas do enredo e da jogabilidade para atrair jogadores são realmente raras. O desenvolvedor é Xiamen Amusement Interactive Technology Co., Ltd. Não tive nenhuma impressão deles antes, mas este jogo me fez olhar para eles com admiração. Espero que possam manter esta engenhosidade no futuro e não ficarem reféns do capital.
A única reclamação é que a plataforma operacional suporta apenas iOS5.0 e superior, e a versão Android não parece estar disponível simultaneamente, o que não é muito amigável para o Android. Além disso, o processo do jogo não é longo, cerca de 6 a 8 horas. Se você está procurando uma experiência envolvente, é recomendável jogá-la de uma só vez, pois é fácil esquecer as pistas de forma intermitente.
Finalmente, uma pequena digressão. Na indústria de jogos atual, grandes empresas estão realizando redes sociais, tirando cartas e fazendo cálculos numéricos. Há cada vez menos produtos como "Street" que contam histórias honestamente e resolvem quebra-cabeças. Sinto falta dos dias da era Symbian, quando eu podia baixar Snake e jogá-lo por meio ano, e também sinto falta da época em que os colegas espalhavam boatos sobre jogar "Arrogant Eagle" no Nokia. Mas, dito isto, os tempos estão mudando e as formas de jogo estão mudando. Enquanto houver equipes dispostas a aprimorar um jogo de quebra-cabeça independente, esse gênero não morrerá.
Se você também gosta de nostalgia, resolução de quebra-cabeças e da sensação de montar uma história completa a partir de pistas fragmentadas, recomendo que experimente "Street". Talvez você possa encontrar seu próprio toque nisso. 😌