图片
Ontem baixei "Anchor Advent". Para ser honesto, assim que o abri, vi uma tela cheia de prompts para inserir códigos de presente, srvip666, slvip666, clvip666. Parecia que estava de volta aos jogos de navegador “999 por um dólar” da era Saipan e me senti um pouco complicado. Porém, depois de jogar por dois dias, descobri que o jogo ainda é um tanto interessante. Quero apenas usar este tópico para compartilhar algumas de minhas opiniões sobre as tendências atuais de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.
Vamos falar primeiro sobre o próprio “Anchor Point Advent”. É uma versão 3D horizontal com combate em tempo semi-real. Os gráficos estão acima da média para celulares e o combate é tranquilo. Em termos de estratégia de cartas, combina restrição de atributos e seleção de posição. Tem a sensação de formações opressoras no início de “Onmyoji”, mas é mais voltado para a ação. No sistema de desenvolvimento de personagens, atualizações de estrelas, equipamentos e atualizações de habilidades estão incluídas, apenas rotinas regulares. Se há dez anos jogávamos “Angry Birds” ou “Fruit Ninja” era pelo prazer de “pegar e brincar, largar e ir embora”. Agora, esses RPGs de cartas têm um conjunto diferente de lógica - usando tempo fragmentado todos os dias para preencher o progresso do desenvolvimento, usando sorteios de cartas e códigos de pacotes de presentes para estimular o consumo e usando enredo e design de personagens para reter usuários.
Estas duas tendências são claras. Primeiro, os jogos para celular estão se tornando cada vez mais “pesados”. Pode-se perceber pelo sistema de combate e modelagem 3D de “Anchor Advent” que a versão mobile já pode produzir uma experiência semelhante à de um jogo para PC, mas também significa que o custo de desenvolvimento, o ciclo de operação e o ritmo de atualização aumentaram significativamente. Em segundo lugar, a comercialização tornou-se mais madura, mas as rotinas também são mais homogéneas. Códigos de pacotes de presentes, primeira recarga, passes mensais, passes de batalha, basicamente todo novo jogo terá um conjunto deles. A vantagem é que os jogadores sabem jogar, economizando custos de aprendizagem; a desvantagem é que ficam cansados ​​e entediados facilmente.
Pessoalmente, estou bastante em conflito. Por um lado, olhando para os gráficos e a jogabilidade dos jogos móveis atuais, eles são realmente muito melhores do que quando jogamos “Snake” ou “Whack-a-Mole” na Nokia. Existem até cenários como temas de ficção científica, combate aéreo espacial e tecnologia starlink. Como jogador antigo, estou feliz. Mas por outro lado, também sinto falta da simples felicidade de “um jogo dura dez minutos, e se perder, tente novamente”. Os jogos de hoje podem custar meses e centenas ou até milhares de criptônios. Às vezes me sinto muito cansado.
“Anchor Point Advent” pode ser considerado um microcosmo desta época: a produção é cuidadosa e a jogabilidade é inovadora, mas o modelo de operação e carregamento ainda não consegue escapar desse círculo. Eu gostaria de perguntar a vocês: vocês preferem esse tipo de RPG de cartas que enfatiza o enredo e o desenvolvimento, ou vocês sentem falta do jogo jogo por jogo do passado, puramente orientado para o jogo? 😄