Para ser sincero, é raro encontrar um jogo de quebra-cabeça no meu celular que eu esteja disposto a me acalmar e jogar devagar. Tenho tocado "Cang Shen Lu" e "Seven Nights" na era Saipan. O mercado de jogos para celular mudou muito nos últimos anos e o fast food tornou-se sério. Na verdade, não existem muitas equipes que possam se concentrar na narrativa e no design de níveis.
Quando tive contato com “Endless Nightmare” pela primeira vez, eu realmente não tinha grandes expectativas. Afinal, o jogo é gratuito e produzido por uma pequena equipe. Mas assim que entrei no jogo, fui atraído pelo estilo realista de pintura. Não há pop-ups de dinheiro nem sistema de resistência. Ele apenas permite explorar, resolver quebra-cabeças e ler histórias. Essa sensação de pureza da velha escola realmente me leva de volta à época em que eu jogava secretamente no Nokia N95, há dez anos 😌
O que mais me surpreendeu foi o design integrado do mapa. Para ser honesto, muitos jogos para celular ainda usam o método de carregamento baseado em cena. Ao entrar em uma porta, uma mensagem deverá ser lida e, ao mudar de área, a tela ficará preta. Mas "Endless Nightmare" é totalmente gratuito. Você pode caminhar livremente por todo o mapa, abrir todas as portas e descer todos os lances de escada sem problemas. Esse tipo de suavidade não é comum em obras-primas 3A no PC, muito menos em telefones celulares.
O design do quebra-cabeça também é muito sincero. Não é o tipo de “encontre a diferença” estúpido em que você aponta para a tela, mas o tipo que realmente exige que você observe o ambiente e combine pistas para fazer inferências. A dificuldade é moderada. Quando você ficar preso, poderá encontrar a ideia pensando um pouco sobre ela e não terá vontade de largar o telefone. A trama também está completa. Embora não se possa dizer que seja incrível, com a atmosfera realista e a narrativa ambiental delicada, a imersão é realmente completa.
Não quero me gabar, mas se insistir em falar sobre deficiências, ainda pode ser um nicho. O assunto é sombrio e os jogadores que gostam de lutas emocionantes ou de jogabilidade social podem achar isso chato. Além disso, ocasionalmente há um ligeiro atraso ao mover o ângulo de visão. Não sei se é um problema de configuração do meu celular (ainda uso um celular antigo de dois anos atrás).
No geral, este jogo me permite ver as tentativas de equipes de jogos nacionais independentes na narrativa e na resolução de quebra-cabeças. Embora não seja tão generoso quanto um grande fabricante, a sinceridade e a qualidade estão aqui. Gratuito, sem compras no aplicativo, sem anúncios, apenas para contar uma boa história. Se você também sente falta da época em que os jogos para celular não dependiam do ouro criptônio, mas sim do conteúdo para impressionar as pessoas, é melhor tentar.
A propósito, é um pouco fora de tópico postar esse tipo de comentário na seção de selfies? 😂 Mas como o jogo é bom, quero recomendá-lo seriamente. Qualquer pessoa interessada pode experimentar.