图片
Para ser honesto, quando vi o nome deste jogo pela primeira vez, quase pensei que fosse um jogo de combinar 3 que muda de pele. Afinal, desde que joguei na era Saipan até agora, tenho visto todos os tipos de jogos que seguem a tendência, e é inevitável que me sinta um pouco em conflito. Mas depois de jogar por uma tarde, decidi escrever uma crítica séria, não para me gabar ou criticar, mas para falar sobre meus verdadeiros sentimentos.
Vamos falar sobre as vantagens primeiro. O maior destaque deste jogo é que ele combina habilmente a jogabilidade match-3 com o combate RPG. Não é uma simples eliminação + valor, mas cada ação de eliminação pode acionar diretamente as habilidades do herói – por exemplo, se você eliminar o elemento fogo, o herói do fogo irá liberar imediatamente o Flame Slash. Essa sensação de feedback instantâneo faz com que o jogo match-3 originalmente casual se torne muito rítmico, um pouco como a sensação refrescante de “eliminação = ataque” ao jogar “Dragon Quest” naquela época. 😌
Além disso, o sistema de desenvolvimento de heróis é bastante sólido. Embora seja um jogo de cartas, cada personagem tem uma árvore de habilidades independente e uma relação de restrição elementar, portanto não é uma pilha estúpida de poder de combate. Você ainda precisa ajustar temporariamente a escalação com base nos atributos dos inimigos no nível. Por exemplo, ao encontrar monstros aquáticos, traga mais heróis terrestres. Esse tipo de estratégia é muito comum em jogos antigos, mas é muito valiosa no lado móvel.
Em termos gráficos só posso dizer que é bastante satisfatório. O estilo de arte é de desenho animado e os desenhos dos personagens têm um toque de RPG japonês, mas os detalhes não são requintados, especialmente os efeitos especiais de combate que são um pouco baratos. Porém, considerando que se trata de um jogo gratuito e a otimização é bem feita, meu celular antigo (Android 5.0) roda sem lag, o que é digno de reconhecimento. 👌
Vamos falar sobre as deficiências. Em termos de enredo, embora a visão de mundo se passe no continente das Torres Singletárias, com mentores lagartos e artefatos de quatro elementos, a trama na verdade avança muito lentamente e depende inteiramente de texto, carecendo de opções de ramificação ou performances de animação. Isso é um pouco decepcionante para jogadores como eu, que gostam de ler histórias – afinal, de “Final Fantasy” a “Zelda”, o enredo sempre foi a alma do RPG. Além disso, a probabilidade de tirar cartas é um pouco confusa. Levei uma tarde inteira para reunir um conjunto completo do Fire Team. Os jogadores não-emiradenses são aconselhados a estar mentalmente preparados primeiro.
Por fim, gostaria de falar sobre as observações da indústria. Hoje em dia, muitos jogos para celular seguem a rota de “Match 3 + Combat”, mas muitos deles se tornaram armadilhas numéricas – forçando você a gastar dinheiro para evitar o fracasso. Pelo menos Crush Heroes é muito contido no modo pago, e você pode jogar lentamente com zero krypton, o que é melhor do que muitos dos chamados “jogos conscientes”. Mas, dito isso, se você não atualizar masmorras detalhadas ou modos PVP no futuro, poderá se cansar disso em breve.
No geral, este é um esboço que pode trazer uma sensação de frescor aos jogadores veteranos. É adequado para jogadores que podem jogar entre o trabalho e experimentar a diversão do desenvolvimento em seu tempo livre. Se você sente falta da época de jogar Bejeweled e Order & Chaos no seu Nokia, experimente. 🎮