Para ser sincero, quando vi o nome “Soul Knight Prequel”, minha primeira reação foi de espanto. Não por ser impressionante, mas porque penso na época em que joguei "Soul Knight" no Symbian, há mais de dez anos, e a cena do vilão pixel matando monstros ainda está vívida em minha mente. Naquela época, a tela do celular tinha apenas 2,8 polegadas e o funcionamento era todo baseado no teclado. Você pode se divertir o dia todo atualizando seu equipamento. Não vou me gabar disso. Embora os jogos para celular daquela época fossem rudimentares, eles eram realmente feitos com cuidado, ao contrário das janelas pop-up de hoje que enchem a tela com ouro criptônio.
Na verdade, esperei e assisti um pouco antes de comprar esta prequela. Afinal, sou muito exigente com os jogos à medida que envelheço. Assim que entrei, descobri que era uma jogabilidade tipo Diablo e, para ser sincero, era do meu agrado. O estilo de pixel está bem preservado, mas tem mais detalhes e luz e sombra do que a versão antiga de “Soul Knight”. Além disso, desta vez é um cenário medieval de espadas e magia. Não é mais um pombo de carne, mas tem a sensação de jogar “Diablo 2” no computador. O processo de matar monstros, largar equipamentos, limpar entradas e abrir baús de tesouro online é muito tranquilo, sem a ansiedade de ser forçado a gastar dinheiro. O modelo operacional também possui compras no aplicativo com limite zero, o que é realmente digno de elogio. Muitos jogos da era Symbian eram pagos ou gratuitos. Hoje em dia, muitos jogos para celular são muito feios.
Falando em nostalgia, temos que mencionar os clássicos que tocávamos na Nokia naquela época, como “Dungeon Hunter”, “Chaos and Order”, a primeira geração de “Asphalt” e um monte de obras-primas para PC portadas em Java. Naquela época, o desempenho dos telefones celulares era limitado, mas eu me dedicava muito a jogar todos os jogos e até jogava repetidamente para salvar. Agora, “Soul Knight Prequel” me permitiu recuperar um pouco desse sentimento. Embora as configurações dos celulares sejam completamente diferentes, o entusiasmo de “perder um punhado de artes marciais laranja e poder desfrutá-las por muito tempo” não mudou. Recentemente li nas notícias que a indústria de jogos para celular está prestes a ser remodelada novamente. Muitos jogos reformulados não durarão muito, mas esse tipo de trabalho em equipe pequena e com conteúdo sólido pode sobreviver.
Se você está entrando em contato com esta série pela primeira vez, ou apenas jogando casualmente, pode pensar que se trata apenas de um jogo de pincel comum. Mas para jogadores antigos como eu, que jogaram desde “Soul Knight”, ver aqueles personagens familiares, monstros e cenas de ovos de Páscoa na prequela realmente me fez sorrir. Por exemplo, o slime da foto do novato sempre deixa cair poções, e a espada grande com o mesmo nome da primeira geração, que é cheia de detalhes. Quando estava online, disse a um amigo: “Lutei contra esse chefe vinte vezes com uma besta antes de conseguir ultrapassá-la”. A outra pessoa respondeu: “Então você também pode usar o movimento final do cavaleiro para superar isso”. Essa sensação de presença é rara.
Em uma palavra, sem se gabar ou caluniar, este jogo é adequado para jogadores que desejam encontrar um jogo de coleta de tesouros que seja fácil, não excessivo e emocional. Se você sente falta dos dias em que segurava um celular com tela preta e branca para atualizar o equipamento, é melhor tentar. De qualquer forma, depois de completar o jogo, excluí todos os jogos para celular com preço de ouro do meu telefone e estou me preparando para jogar outra rodada da nova temporada. 😌