图片
Para ser honesto, os jogadores antigos que jogam desde a era Saipan têm sentimentos realmente extraordinários em relação aos jogos de estratégia. Naquela época, as telas dos telefones celulares eram pequenas e a memória era pequena, mas o design do jogo era muito bem pensado, como a versão do jogo para celular da série "Três Reinos", a versão de transplante Symbian de "Age of Empires" e "Guerra dos Três Reinos", que usava unidades centimétricas para navegar no mapa. Olhando para trás agora, embora os gráficos sejam simples, a jogabilidade é sólida e posso jogar o dia inteiro.
Não vou me gabar disso, mas os jogos de estratégia da época focavam no “passo a passo”. Cada etapa da tomada de decisão teve que levar em conta o terreno, o conflito entre as armas e a logística. Depois de jogar, você poderá se lembrar dele por dias. Posteriormente, os jogos para celular tornaram-se cada vez mais deslumbrantes, mas a jogabilidade central tornou-se cada vez mais simplificada, com localização de caminhos com um clique e combate automático. Enquanto você jogava, você sentia que estava perdendo a sensação de realização de “controlar a batalha sozinho”.
No entanto, recentemente experimentei um jogo de guerra nacional em tempo real chamado “Across Thousand Years”, que me fez sentir um pouco como naquela época. O desenvolvedor do jogo é Beijing Chanside. Alguns amigos podem não estar familiarizados com ele, mas para ser sincero, a base deste jogo é bastante sólida. O mapa realista supergrande não é um mapa vão, mas você pode realmente sentir o impacto das montanhas e rios durante a marcha. A função de marcha inteligente de várias unidades me lembra o prazer de organizar rotas manualmente ao jogar “Romance of the Three Kingdoms 11” no PC. Agora é possível realizar operações semelhantes em telefones celulares, o que não é fácil.
O que mais me surpreendeu foi a estratégia de combate e o sistema de ligação de tesouros. Não é simplesmente “equipamento forte = invencível”, mas precisa ser combinado com as características do herói e do tipo de tropa. Por exemplo, equipar o comandante da cavalaria com uma tática “surpresa” e combiná-la com tesouros que aumentam a velocidade de movimento pode realmente produzir um efeito blitzkrieg em terreno aberto. Para ser honesto, esse tipo de profundidade de treinamento de tropas multicanal raramente é visto nos jogos online para celular atuais. Muitos jogos forçam você a “comprar cartas - atualizar - empurrar imagens sem pensar”, mas “Mil Anos Através” pelo menos lhe dá espaço para usar seu cérebro para formular suas tropas.
O modo de cobrança é 0 (basicamente sem pagamento obrigatório), isso deve ser elogiado. No passado, jogar jogos Symbian era pago ou gratuito, mas agora muitos jogos novos estão sempre oferecendo 648 pacotes de presente, o que torna cansativo jogar. Pelo menos por enquanto, este jogo é muito confortável para jogar sem pagar. Desde que estejam dispostos a dedicar algum tempo ao estudo da jogabilidade, os jogadores comuns também podem contar com estratégias para contra-atacar os grandes jogadores.
Claro, não estou me gabando. O ritmo do jogo é lento, o que é adequado para um funcionário de escritório como eu jogar alguns jogos nos momentos livres. No entanto, se você gosta do ritmo acelerado de “concluir um jogo em dez segundos”, pode não achar isso divertido o suficiente. Além disso, o estilo da imagem é mais realista, não o estilo fofo bidimensional, que varia de pessoa para pessoa.
Por fim, vamos falar sobre nostalgia. Na verdade, não insisto numa comparação difícil, apenas penso que no mundo actual dos jogos de fast food, é muito raro encontrar um novo jogo que esteja disposto a trabalhar arduamente na profundidade da estratégia. Se você é como eu e sente falta da época em que usava um teclado físico para praticar truques e confiava no seu cérebro para lutar, você também pode tentar "Across Thousand Years". Velhos, é hora de dar um frescor à sua nostalgia de vez em quando 😌