Para ser sincero, fiquei um pouco emocionado quando joguei o jogo “Air Combat” recentemente. Como um jogador antigo que joga desde a era Symbian, tenho visto muitos tipos de jogos subirem e descerem. Desde a época em que você usava as setas do teclado para “se masturbar” até o deslizamento da tela sensível ao toque de hoje, a tecnologia melhorou, mas algumas coisas sempre parecem ter mudado. Mas este jogo me traz de volta um pouco da sensação que eu tinha naquela época.
Vamos falar primeiro sobre o jogo em si. Para ser honesto, “Air Combat Storm” faz um bom trabalho ao restaurar a emoção do tiro arcade no celular. A operação de deslizamento é realmente simples e você pode começar em um segundo, mas o design da barragem e a dificuldade do nível claramente deixam espaço para jogadores veteranos - a emoção de "quase esquivar-se" me lembra das tardes em que gastava dinheiro em fliperamas para renovar minha vida. Além disso, mantém os modos clássicos de enredo de aventura e desafios sem fim, ao mesmo tempo que adiciona batalhas PVP e desafios BOSS, que é uma combinação do antigo e do novo. O que mais me surpreendeu foram os gráficos. Embora fosse um tema de ficção científica, os detalhes não foram tratados de maneira barata e o sistema de atualização do caça era profundo o suficiente para que eu não conseguisse descobrir isso em um mês.
No entanto, gostaria de falar sobre as tendências dos jogos para celular refletidas por trás disso. Nos últimos anos, o mercado de jogos mobile tem claramente “retornado”. Nos últimos anos, o foco principal estava no desenho de cartas, MMO e batalhas automáticas, o que fazia os jogadores quererem ser tratados como membros de gangues ociosos. Mas se você olhar para o fato de que um jogo de tiro pesado como "Air Combat" pode ser relançado e até adicionar PVP, isso mostra que a estética dos jogadores está ficando cansada - todos estão começando a sentir falta da jogabilidade pura de "confiar na velocidade e na reação das mãos". Em particular, é um modelo gratuito com limite zero para entrar, o que é muito inteligente. Para ser honesto, os jogadores de hoje estão muito dispostos a pagar, mas odeiam ser enganados. Contanto que o jogo seja bom o suficiente, mesmo que a compra no aplicativo desbloqueie skins de lutadores ou efeitos especiais de barragem, todos estarão dispostos a pagar por isso.
Além disso, a melhoria do desempenho dos telemóveis também tem dado espaço para este tipo de jogos. No passado, os "trovões e relâmpagos" no Symbian só podiam ser contados como blocos de pixels, mas agora o efeito de barragem do "Combate Aéreo" pode ser tão delicado quanto o nível de partículas, e a precisão da tela sensível ao toque está longe do que era naquela época. Além disso, fabricantes de pequeno e médio porte, como a desenvolvedora Beijing Fastbox, também começaram a experimentar temas clássicos, o que mostra que a indústria não se concentra mais apenas em jogos sociais com grandes DAU, mas está disposta a deixar espaço para jogadores médios e pesados.
É claro que também estou preocupado se esta tendência poderá durar. Afinal, as batalhas PVP exigem correspondência em tempo real, e os servidores e o equilíbrio são críticos. Espero que a equipe de desenvolvimento possa acompanhar no futuro. Porém, como jogador antigo, é muito gratificante ver que ainda existem pessoas no mercado que insistem em fazer jogos que “não sejam cansativos de jogar, mas desafiadores”.
Por fim, gostaria de dizer algo aos jovens jogadores: Se você está cansado daquelas “pseudo-competições” que acontecem automaticamente após alguns cliques na tela, você também pode tentar “Air Combat Storm”. Mesmo que seja apenas por diversão, vale a pena. Afinal, o momento em que o dedo desliza pela tela é a alegria mais autêntica dos jogos para celular. 🕹️