图片
Para ser sincero, raramente falo sobre jogos na seção de música, mas nos últimos dias joguei “Paper Wedding Dress 8 Thousand Sons Tree”. Assim que a música de fundo começou a tocar, tirei meus velhos fones de ouvido de dez anos atrás e fiquei sentado na frente do computador por um longo tempo. Não quero me gabar, mas a atmosfera criada por este jogo me lembra a sensação de jogar a versão portada de "Silent Hill" na cama durante a era Saipan - esse tipo de experiência solitária de morrer de medo de um efeito sonoro é realmente raro agora.
Vamos falar primeiro sobre o jogo em si. Minha madrinha tem dez mil anos, separei filhos há cem anos, não reconheço meus parentes em vão, vou te adorar todos os anos - essas palavras estão entrelaçadas com uma melodia semelhante a uma canção infantil de sacrifício no jogo, o que é um pouco assustador de ouvir. A trama é sobre um deus que enfrenta um desastre, a quem ele deveria adorar? A árvore está de luto e os jogadores têm que viajar entre cinco versões do mundo da Árvore dos Mil Filhos para resolver quebra-cabeças. Para ser sincero, a dificuldade de resolver os puzzles não é incrível, mas a vantagem é que o design e a narrativa do puzzle estão bem combinados, fazendo com que cada passo que dás pareça que estás a rasgar um véu. Além disso, o estilo artístico é muito “vestido de noiva de papel” com o consistente estilo de papel oriental, aliado ao BGM feito com erhu e guzheng, é estranho e um pouco comovente.
Mas o que quero lamentar hoje é que um jogo como este, há dez anos, pudesse ter sido um produto de nicho; mas agora, me faz sentir que tem um sentimento um pouco "old-school". Quando joguei a série “Rusty Lake” antes, era o mesmo estilo – um quebra-cabeça prendeu você por meia hora, não havia efeitos especiais lindos e dependia de imagens e música para puxar você para aquele mundo estranho. Há também "Machina Machina". O protagonista se move na pilha de sucata e o BGM dura apenas algumas voltas. Depende apenas da atmosfera para fazer você sentir que há uma história em cada canto. Os gráficos atuais do jogo foram atualizados, mas um pouco da "imersão" foi perdida - talvez porque estamos tão acostumados a ser guiados por novatos e empurrados por setas de tarefas, que nos esquecemos de "sentir" um mundo puramente contando com cenas e efeitos sonoros.
“Vestido de Noiva de Papel Árvore dos 8 Mil Filhos” me trouxe de volta um pouco dessa sensação. Principalmente seu modelo de “pagamento zero”. Para ser honesto, no círculo de jogos de hoje, onde compras no aplicativo e 648 são frequentemente usadas, a Chengdu Jingfan Technology tem um pouco do “velho espírito cambista” para ser capaz de se acalmar e aprimorar um jogo de quebra-cabeça independente. Não estou me gabando, tenho acompanhado a série de vestidos de noiva de papel desta empresa. A qualidade flutuou ao longo das últimas sete gerações, mas pelo menos a direção não foi distorcida - insiste em transformar o folclore local em terror, não o tipo de sustos baratos que assustam à primeira vista, mas que o assustam através de detalhes culturais e uma sensação de opressão circular.
Como um jogador veterano de 30 anos, às vezes me pergunto se os “jogos clássicos” que sentimos falta estão faltando no jogo em si ou estamos sentindo falta de nós mesmos, que poderíamos mergulhar em um jogo por três horas? Talvez ambos. Mas pelo menos agora, quando estou sentado na frente do computador, e o som do vento na Árvore dos Mil Filhos e aquela cantiga infantil esquisita vem dos fones de ouvido, ainda vou desacelerar minha respiração involuntariamente, ajustar o brilho do telefone para o mínimo e então dizer para mim mesmo: apenas jogue mais um pouco, como fiz há dez anos.
Se você também experimentou a era Saipan ou jogou os primeiros jogos de quebra-cabeça "Rust Lake" e "Tower of Puzzle Paintings", você também pode tentar este "Vestido de noiva de papel 8 Thousand Sons Tree". Lembre-se de colocar os fones de ouvido, apagar as luzes e não olhar para trás. 😌