Para ser honesto, eu estava com insônia e navegando na loja de aplicativos móveis no meio da noite ontem à noite. Eu acidentalmente vi um jogo chamado "Deadly Company". Cliquei nele e joguei por uma hora. Na verdade, fez com que eu, um cara de 30 anos, recuperasse um pouco do impulso que tive na era Symbian. Não estou me gabando, mas os jogos de hoje são ridiculamente caros ou exigem tarefas repetitivas para completar as tarefas diárias. É muito raro eu me acalmar e jogar por mais de dez minutos. Mas este jogo grátis é realmente interessante.
Quando usei o Nokia N73 para tocar "Seven Nights" e "Hell's Requiem", senti o nervosismo de avançar tateando em uma cena escura e de repente ser surpreendido por um monstro. Agora ainda sinto suor quando penso nisso. Naquela época, a capacidade do jogo era de apenas algumas dezenas de megabytes, mas o design dos níveis, a IA dos monstros e a criação da atmosfera não eram nada ambíguos. Mais tarde, os jogos para celular tornaram-se cada vez maiores e os gráficos tornaram-se cada vez mais requintados, mas a sensação envolvente de "surpreender a cada passo do caminho" tornou-se cada vez menor.
Deadly Company me lembra aqueles caras velhos. Não tem desenho sofisticado de cartas, nem localização automática de caminhos, apenas exploração e combate intensos. Os jogadores têm que completar tarefas em um ambiente fechado cheio de criaturas mutantes e monstros estranhos, e cada monstro tem uma forma e modo de ataque únicos - alguns gostam de colidir de frente, alguns atacam furtivamente por trás e alguns podem até se disfarçar como objetos de cena. Você deve observar cuidadosamente seus padrões de ação, escolher diferentes armas e táticas para lidar com eles e não pode agir de forma imprudente. Esse tipo de estratégia me lembra os dias em que jogava “Monster Hunter” P2G e estudava as fraquezas de cada dragão. Embora as plataformas e os tipos sejam diferentes, o prazer de usar o meu cérebro é o mesmo.
O que me deixa ainda mais impressionado é que o desenvolvedor Hainan Star Jump Technology tornou este jogo gratuito e pode funcionar perfeitamente no sistema Android 5.0. Para ser franco, muitos grandes fabricantes exigem que você instale algumas centenas de megabytes de pacote de instalação e comece com 4G de memória para criar um jogo de cartas que muda de aparência, mas no final, ainda é uma batalha completa automaticamente. Olhando para trás, para “Fatal Company”, embora os gráficos não sejam de primeira qualidade, a otimização é sólida, a interface do usuário é simples e o feedback da operação é sensível. Obviamente é algo feito por pessoas que realmente entendem do jogo.
Claro, também existem deficiências. Por exemplo, a orientação para iniciantes é relativamente fraca e eles podem ficar um pouco confusos quando entram pela primeira vez, sem saber para onde ir primeiro. O gradiente de dificuldade do monstro aumenta um pouco. Às vezes a primeira sala está calma, mas o grupo é eliminado na segunda esquina. Mas, novamente, como poderia haver tutoriais de nível de babá para aqueles jogos clássicos daquela época? Não foram todos adquiridos com a experiência depois de morrer dezenas de vezes? Essa curva de aprendizado primitiva o torna ainda mais viciante.
Se você é um jogador antigo como eu, que veio da era Symbian, ou está cansado do mesmo velho jogo "999 por um dólar", você também pode experimentar "Deadly Company". Não é perfeito, mas é puro. Talvez você pragueje depois de jogar por duas horas, mas se persistir até a terceira hora, aquela sensação há muito perdida de ser firmemente puxado pelo charme do jogo em si pode lembrá-lo das noites em que você jogou videogame secretamente enquanto se escondia na cama, dez anos atrás. 😌