图片
É um pouco emocionante dizer isso. Peguei meu celular antigo há alguns dias e vi o jogo Brick Break no sistema Symbian. A imagem era muito tosca, mas me diverti muito jogando na época. Agora, quando vejo este jogo "Brick Breaker", para ser honesto, minha primeira reação é "Ei, ainda há pessoas fazendo esse tipo de jogo puramente casual?" Mas depois de jogar com cuidado, eu realmente encontrei a pura felicidade que tinha naquela época😌
Não vou me gabar disso, mas o mercado atual de jogos para celular está cheio de compras de cartas baseadas em dinheiro, tarefas diárias e classificações de poder de combate, tornando-o tão cansativo quanto ir para o trabalho. Assim como "Brick Break", você pode abrir e jogar, fechar e sair. Não há orientações complicadas ou vários avisos de pontos vermelhos, o que faz as pessoas se sentirem confortáveis. Esse tipo de design que retorna à jogabilidade central e à diversão simples é, para ser honesto, uma raridade no círculo de jogos para celular em 2024.
Pessoalmente, sinto que a indústria de jogos para celular se desviou um pouco nos últimos dois anos. Todo mundo quer fazer uma obra-prima, criar um mundo aberto e fazer um “jogo AAA para celular”, mas qual é o resultado? O celular esquenta, consome energia rapidamente e possui grande memória, impossibilitando a reprodução de jogadores comuns. Sem falar naqueles jogos em que você troca as cartas de coleta e desliga para gerar monstros. Eles são essencialmente apenas acumulação numérica. Isso é interessante? 😅
Um jogo pequeno e altamente jogável como “Brick Break” me permite ver outra possibilidade. Não requer fígado ou criptônio, apenas “quebra os tijolos” e é ótimo. Na verdade, esse tipo de jogo é mais adequado para momentos fragmentados, como pegar o celular para jogar enquanto espera o metrô ou espera na fila da comida. E também possui N modos e um sistema de atualização de tijolos. Embora seja simples, é o suficiente para passar o tempo.
A julgar pelas tendências da indústria, acho que pode haver duas direções no futuro: uma são as superobras-primas que atendem às necessidades dos usuários sofisticados; o outro são jogos casuais pequenos, mas bonitos, que enfatizam novamente a jogabilidade básica. Afinal, a missão mais original dos jogos mobile não é apenas matar o tempo chato? Embora obras como "Brick Breaking" não sejam suficientemente "sofisticadas", pelo menos não se esqueceram desta intenção original.
A propósito, o desenvolvedor é Nanjing Moxie Network. Depois de verificar, parece que se trata de uma empresa pequena, mas é muito raro conseguir persistir em fazer este tipo de jogos. O modelo de cobrança é de 0 yuans e há poucos anúncios. Na verdade, não existem muitos trabalhos tão conscienciosos no mercado hoje. Espero que outros desenvolvedores possam prestar mais atenção a esse conceito de design de “retorno à natureza”. 🙏
Dito isso, vocês ainda se lembram qual foi o primeiro jogo para celular que jogaram? O meu é o Snake da Nokia. Naquela época, a tela era apenas pixels preto e branco, mas passei uma tarde inteira jogando... Infelizmente, os tempos mudaram, mas alguma felicidade permanece a mesma.