图片
Para ser honesto, hoje em dia os jogos para celular envolvem ganhar dinheiro, tirar cartas e encontrar caminhos automaticamente. Como um velho como eu, que jogou na era Symbian, às vezes sinto muita falta daqueles jogos do passado que dependiam apenas da criatividade e do design para impressionar as pessoas. Limpando o álbum de fotos do meu celular hoje, me deparei com uma captura de tela de “Unlocked Room”, que de repente me trouxe muitas lembranças.
Este jogo foi desenvolvido pela Beijing North Latitude Communications. Foi um trabalho de uns cinco ou seis anos atrás, né? Eu joguei em uma máquina Android naquela época. Para ser sincero, naquela época em que os jogos para celular ainda eram populares como “Angry Birds” e “Temple Run”, a aparição de “Unlocked Room” realmente fez meus olhos brilharem. Não é um simples jogo de quebra-cabeça, mas sim um mundo mecânico envolvente. Cada nível esconde diferentes mecanismos - montagem mecânica, montagem espacial, quebra de labirinto, utilização da gravidade e até quebra-cabeças que podem ser resolvidos usando o giroscópio do seu celular. Lembro que houve um nível em que você tinha que inclinar o telefone para que marcas de mãos fluorescentes surgissem e depois girar as engrenagens através do painel transparente. Parecia que você estava realmente desmontando um relógio preciso.
O que mais me impressionou foi a atmosfera que criou. O fundo escuro da sala, os ocasionais flashbacks de clipes, a música de suspense apropriada e as pistas escondidas nas cartas tornam todo o enredo de suspense entrelaçado. Ao jogar, você inconscientemente desacelerará a respiração por medo de perder algum detalhe. Além disso, os efeitos especiais 3D eram incríveis para aquela época. O efeito trompe l'oeil do céu estrelado, luz e sombra e espaço tridimensional poderiam funcionar perfeitamente no meu Xiaomi Mi 2S naquela época. A otimização foi muito boa.
Para ser honesto, quando mais tarde joguei a série original “The Room” no Steam, descobri que este jogo não era realmente um original doméstico, mas uma versão portada por agente obtida pela Northern Latitude Communications. Mas isso não impede o seu lugar no meu coração. Como o mercado doméstico de jogos para celular ainda era relativamente caótico naquela época, era muito raro encontrar um jogo portado pago (embora fosse gratuito) que realmente se concentrasse na jogabilidade, não tivesse compras no aplicativo e nem anúncios.
Agora ocasionalmente faço download e jogo alguns níveis. Embora os quebra-cabeças já tenham sido memorizados há muito tempo, a sensação de ritual de girar as engrenagens e desbloquear os mecanismos com as próprias mãos ainda pode me acalmar. Talvez seja porque estou envelhecendo e tenho cada vez menos paciência para jogos de fast food, e em vez disso aprecio esse processo que exige uma degustação lenta.
Se você também jogou este jogo ou está procurando um jogo de quebra-cabeça que possa acalmá-lo, experimente. Afinal, não existem muitos jogos que possam permanecer no seu telefone por cinco ou seis anos sem serem excluídos. 😌