Para ser honesto, no início eu estava um pouco inclinado a jogos match-3. Da era Symbian aos smartphones, experimentei muitos jogos reformulados e combinar 3 parece muito simples. Até baixar “Fantasy Garden” pela primeira vez em 2017, pensei em desinstalá-lo depois de jogá-lo por dois dias. No entanto, jogo há mais de cinco anos e ainda o tenho no meu telefone.
Deixe-me primeiro falar sobre por que isso me manteve por tanto tempo.
A jogabilidade deste jogo é realmente muito simples, basta combinar 3 níveis e decorar o jardim. Os níveis são projetados com muito cuidado. Eles são relativamente simples nos estágios iniciais, dando aos novatos a confiança necessária para começar; no entanto, eles começam a se tornar mais desafiadores após atingirem os níveis 30 ou 40, e a coordenação de vários obstáculos e adereços requer alguma reflexão. Não é uma pena, sua curva de nível de dificuldade é de fato relativamente razoável e não aumentará repentinamente como alguns jogos e forçará você a gastar dinheiro.
A parte do jardim é meu lugar favorito. O desbloqueio e decoração de cada área é acompanhado pelo avanço da trama. As reclamações do mordomo Austin e vários assuntos triviais na mansão fazem com que o processo de decoração não seja monótono. Para ser sincero, em comparação com aqueles jogos de decoração seca que simplesmente acumulam estrelas, “Fantasy Garden” combina narrativa e crescimento com bastante naturalidade. Ao observar uma ruína lentamente se transformar em um jardim repleto de flores, você sente uma verdadeira sensação de realização.
Em termos de estilo de pintura, é mais realista em desenho animado, com saturação de cor moderada e não muito berrante. Diferentes estilos de móveis e plantas também combinam harmoniosamente. Gosto especialmente do layout do jardim de verão, com piscina e cadeiras de videira. Posso ficar olhando para ele por alguns segundos sempre que a interface é carregada.
A música também é destaque. O BGM na interface principal tem um estilo pastoral vivo, e o ritmo ao passar pelos níveis também pode acompanhar o ritmo da operação. Como um jogador antigo, quando ouço os efeitos sonoros de certos níveis, vou até me lembrar dos dias em que ficava acordado até tarde para jogar e sinto saudades.
Claro, qualquer jogo tem suas falhas. A velocidade de aquisição de moedas de ouro e adereços é muito lenta na fase posterior. Se você não quer gastar dinheiro, terá que contar com o acúmulo de tempo. O mesmo vale para o sistema de resistência. Está tudo bem nos estágios iniciais, mas depois do nível 50, um nível consome muita resistência. Muitas vezes você só consegue jogar meia hora enquanto espera pela recuperação. Mas dito isto, sendo um jogo gratuito, os seus pontos de pagamento são bastante restritos. Pelo menos tenho jogado de forma intermitente há muito tempo e só recarreguei o cartão mensal algumas vezes e posso aumentá-lo para mais de 1.000 níveis.
Finalmente, uma pequena digressão. O desenvolvedor IDreamSky ocupou uma grande fatia do mercado doméstico de match-3 com “Dream Garden” e “Dream Home” naquela época. Mais tarde, muitos jogos novos foram lançados, mas, para ser honesto, a paciência para transformar uma categoria casual em uma série emocionalmente conectada é bastante rara na atual indústria de jogos para celular em ritmo acelerado. Talvez seja precisamente porque não quer colher jogadores de uma só vez que os jogadores antigos estão dispostos a permanecer no jardim.
Se você também gosta de jogos match-3 com ritmo lento e senso de cultivo, e não busca velocidade, mas gosta do processo de conclusão lenta de um projeto, então vale a pena tentar "Fantasy Garden". Seria bom encontrar um fim de semana, fazer uma xícara de chá, colocar fones de ouvido e deixar Austin acompanhá-lo para consertar e regar as flores. 🌿