图片
Para ser honesto, eu estava recentemente separando ROMs de jogos antigos em meu telefone e encontrei um jogo Symbian chamado "Pig Love Shooting" e, de repente, fiquei um pouco emocionado. Não quero me gabar, mas naquela época em que o Nokia N95 ainda era considerado um telefone carro-chefe, era muito raro poder jogar um jogo de tiro tão cuidadosamente elaborado.
Vamos falar primeiro sobre o básico deste jogo. O desenvolvedor é Beijing Pocket Yiyou, a plataforma é o sistema 5.0 e o download é gratuito - sim, você leu certo, gratuito. Pensando nisso agora, o mercado de jogos mobile daquela época era realmente puro. Não houve compras no aplicativo nem bombardeio publicitário. Queríamos apenas fazer o jogo bem.
O jogo usa uma perspectiva de primeira pessoa, o que era raro nos telefones Symbian da época. A maioria dos jogos de tiro são de uma perspectiva de cima para baixo ou de uma versão horizontal, como "Pig Love Shooting", que restaura a experiência real do tiroteio. Para ser honesto, este é o único que joguei. Existem muitos tipos de armas, incluindo pistolas, rifles e espingardas, mas as balas são limitadas e não há mira auxiliar. Isso testa especialmente sua pontaria. Para praticar tiros na cabeça, eu poderia derrubar um nível inteiro enquanto batia no ônibus. Agora que penso nisso, é muito difícil.
O que mais me impressionou foram os efeitos especiais em câmera lenta nas mortes. Cada vez que um tiro na cabeça é disparado, a tela desacelera repentinamente como em um filme, e a trajetória da bala pode ser vista claramente, e então o inimigo cai lentamente. Com efeitos sonoros nítidos, a sensação refrescante de “matar uma pessoa em dez passos” pode ser preenchida em uma tela de menos de 2 polegadas. Lembro que havia um nível em uma fábrica abandonada. Agachei-me num canto com um rifle de precisão, atirando um de cada vez e acionando-o repetidamente em câmera lenta. Eu realmente me senti protagonista de um filme de ação.
Olhando para trás agora, este jogo é bastante rudimentar. Hoje a tela está em nível de mosaico, e a única forma de operá-la é com as setas e teclas numéricas, o que deixa as mãos doloridas depois de jogar por muito tempo. Mas naquela época em que os jogos para celular ainda eram populares com “Snake” e “Soxbox”, “Pig Love Shooting” foi definitivamente um golpe na redução da dimensionalidade. Não existe ouro criptônio e não existe sistema de resistência. Depois de ficar online, você apenas trabalha. Depois de completar um nível, você passará para o próximo e não poderá parar.
Não vou me gabar, mas os gráficos dos jogos mobile de hoje são melhores e os efeitos especiais são deslumbrantes, mas sempre sinto que falta um pouco dessa pura alegria. Talvez seja porque estou velho, talvez porque os jogos daquela época eram muito trabalhosos. A empresa Beijing Pocket Yiyou parece ter se transformado mais tarde, mas este “Pig Love Shooting” ainda deve estar nos arquivos de celulares de muitos jogadores antigos.
Se você também experimentou a era de usar uma caneta para cutucar a tela e usar as teclas de seta para jogar tiroteios, é melhor acessar a Internet para encontrar o pacote de instalação deste jogo. Claro, você precisa primeiro obter um emulador Symbian. Depois de jogar, talvez você, como eu, sinta silenciosamente a falta do simples momento em que o celular tinha apenas algumas dezenas de megabytes de memória, mas o jogo podia deixar as pessoas felizes por um dia inteiro. 😌