Para ser honesto, quando vi um jogo de zumbi estilo pixel como "Zombie War", minha primeira reação foi viajar de volta a 2008. A tela do Nokia N73 naquela época tinha apenas 2,4 polegadas, mas jogos como "Zombie Town" e "Pixel Zombies" podiam deixar nossos dedos doloridos no metrô ou embaixo da mesa. Não vou me gabar disso. Embora os gráficos dos jogos da época fossem difíceis, a jogabilidade era pura. Uma combinação de “balde + coquetel molotov” poderia me fazer pensar por muito tempo.
Falando sobre essa “Guerra Zumbi”, eu realmente não tinha grandes expectativas quando baixei pela primeira vez. Afinal, havia muitos jogos antigos “re-colhidos”. Mas depois de jogar, descobri que ele combina os dois elementos clássicos de “defesa de ônibus” e “construção de acampamento” com muita naturalidade. Em vez de empilhar monstros sem pensar, você deve considerar a rota do grupo de cadáveres, usar granadas para eliminar obstáculos e usar a furtividade para contorná-los. O que mais me impressiona é o estilo pixel art, que não é a versão Q que é deliberadamente fofa, mas um pixel retrô com um pouco de aspereza - assim como aqueles jogos jogados no Symbian naquela época, até os sons de mastigação dos zumbis têm seus próprios efeitos sonoros eletrônicos.
Comparado com os jogos para celular de hoje, onde você pode comprar cartas e ganhar dinheiro a cada jogada, esse jogo "old-school" que paga 0 yuans me faz jogar com mais segurança. Não há limitações físicas e não há tarefas diárias que o obriguem a ficar online. Acontece que você pode lutar contra algumas ondas de zumbis sempre que quiser. O nome do desenvolvedor "Shenzhen Yixin Network Technology Co., Ltd." é bastante desconhecido, mas é raro ser capaz de criar uma obra tão não kitsch.
Ocasionalmente, ainda procuro telefones celulares antigos para ver aqueles duendes de pixels no sistema Symbian. Os tempos estão mudando, mas alguma felicidade permanece a mesma. Se você também é um jogador antigo da era Nokia, é melhor tentar esta “Guerra Zumbi”. Talvez você, como eu, veja a sombra da sua juventude nos zumbis pixelados. 😌