Para ser honesto, é muito emocionante. Estava limpando a memória do meu celular hoje e acidentalmente descobri que o jogo “Helicóptero” ainda estava lá. Cliquei nele e joguei alguns jogos, o que quase me trouxe lágrimas aos olhos. Não vou me gabar, mas este jogo foi definitivamente uma obra-prima durante o período de transição do Symbian para o Android.
Olhando para este jogo agora, os gráficos podem ser exatamente assim. Afinal, são apenas algumas dezenas de MB, mas esse tipo de sensação de controle intenso é realmente difícil de encontrar hoje em dia. Você pode imaginar? Em uma tela pequena, você deve controlar a inclinação, a velocidade e a altura do helicóptero ao mesmo tempo, e também mirar nas torres e nos inimigos no solo. Você pode ser abatido com um leve aperto de mão. Nossa, morri nada menos que cinquenta vezes tentando concluir a missão noturna no mapa do Vietnã.
O que mais admiro neste jogo é que ele inclui muitos modelos reais. Desde o Huey e o Cobra durante a Guerra do Vietnã, até o posterior Apache Longbow, Black Hawk e até aeronaves com rotor inclinado, como o V22 Osprey. Lembro-me de quando desbloqueei o Blackhawk, fiquei tão animado que quase deixei cair o telefone. E não cabe apenas a você voar. Cada aeronave tem sensação de controle, configuração de armas e capacidade de manobra diferentes. Esses detalhes por si só podem matar muitas das chamadas “obras-primas de tiro em vôo” agora.
Vamos falar sobre as 15 configurações do “chopper”. Na verdade, são 15 pacotes de armas com diferentes configurações de poder de fogo. Alguns se concentram no ataque ao solo, alguns com mísseis e alguns com puro fogo de metralhadora. Naquela época, passei vários dias analisando os níveis para encontrar uma solução única para todos.
O design do mapa também é muito cuidadoso. Os cânions do Afeganistão, as florestas tropicais do Vietnã e o convés do porta-aviões pousando no mar. Embora sejam todos uma visão panorâmica 2D, detalhes como obstáculos do terreno e mudanças na direção do vento são levados em consideração.
Os gráficos dos jogos para celular recém-lançados estão cada vez mais bonitos, mas é realmente raro ter esse tipo de experiência que faz suar as mãos. Talvez seja porque estou envelhecendo e sinto falta da pura diversão de poder mergulhar nisso com apenas um telefone. Se eu perder, posso recomeçar. Se eu ganhar, posso ficar feliz por muito tempo.
Se você ainda não jogou, pode ir procurá-lo. Embora seja antigo, pode rodar no Android 5.0 e superior. Gratuito, sem compras no aplicativo, dependendo apenas da tecnologia, esse é o verdadeiro hardcore. Em alguns dias, pretendo jogar tudo de novo para desbloquear tudo e escrever um guia detalhado para referência dos nostálgicos irmãos mais velhos. 🚁