Para ser honesto, joguei muitos jogos, desde Snake e Arkanoid na era Symbian, até RPGs Java posteriores e agora várias obras-primas. Para ser sincero, há cada vez menos jogos que me permitem acalmar e escrever algo. Mas esta semana descobri acidentalmente este “Simulador de namorada Xiao Ninja”, que na verdade me fez sentir como se estivesse jogando secretamente uma simulação de amor com o Nokia N73 há mais de dez anos.
Deixe-me falar sobre minha experiência primeiro. O nome do jogo parece muito legal. Acho que a primeira reação de muitas pessoas é “É outro tipo de jogo de desenvolvimento que engana dinheiro”. Mas olhando mais de perto, vi que era gratuito, não tinha compras no aplicativo e o desenvolvedor era uma pequena empresa relativamente desconhecida, então baixei-o com a intenção de experimentá-lo. Ainda me lembro do jogo de amor simulado em Java que jogávamos naquela época. Embora os gráficos fossem simples, o enredo e as interações eram realmente envolventes. Não esperava que este jogo fosse tão interessante em alguns aspectos.
O fluxo do jogo é muito simples. Você interpreta um cara que mora no subúrbio e mora com Xiao Nin (sua namorada virtual). Nossa rotina diária consiste em conversar, ajudar em pequenas tarefas, cozinhar juntos, passear, etc. Para ser sincero, esse cenário de “paraíso” realmente me tocou. Afinal, o ritmo de vida hoje é muito caótico.
O que mais me surpreendeu foi o design dos diálogos de Shinobu. Não é o tipo de repetição mecânica de “bom dia e boa noite”. Ocasionalmente, haverá alguns pensamentos muito realistas, como reclamar que o tempo está muito quente hoje ou conversar com você sobre um livro que ela está lendo. Embora o nível de IA seja limitado, pelo menos pode-se ver que o redator foi atencioso. Não é uma ostentação, é muito melhor do que os jogos de amor com “sensação de plástico” feitos por algumas grandes empresas.
Claro, se você procura alta qualidade de imagem, jogabilidade complexa e finais com várias linhas, este jogo pode não ser adequado. Está posicionado como “relaxamento espiritual de curto prazo” e a operação também é muito simples. Jogue dez minutos antes de ir para a cama à noite e converse com Xiao Ren, e você se sentirá mais calmo.
É muito emocionante pensar nisso. Nas simulações de amor japonesas que costumávamos jogar, toda uma história poderia ser imaginada com apenas uma imagem de pixel. Agora a foto está mais bonita, mas falta o romance que a imaginação traz. Embora este jogo seja simples, a sensação de “simples companheirismo” me lembra os dias em que me escondia na cama e jogava “Heartbeat Memories”.
Recomendado para amigos que desejam encontrar um lugar para ficar tranquilo por um tempo. Afinal, é grátis, então não há nada a perder. Já que o desenvolvedor Hainan Star Jump se atreve a fazer um tema tão old-school, pelo menos ele tem uma equipe com sentimentos. Espero que eles possam continuar a otimizar no futuro. 😌📱💕