图片
Para ser honesto, a comunidade de jogos móveis tornou-se cada vez mais impetuosa nos últimos anos, com 648 cartas sendo sorteadas a cada jogada ou vários serviços automáticos de balcão único ociosos. Sou um jogador de dez anos que joga desde a era Symbian. Sinto-me desconfortável ao ver os jogos para celular passarem de um sistema de compra para um jogador para o abismo do ouro. Mas ontem encontrei um jogo chamado "War Chess World" e fiquei atordoado por um longo tempo.
Vamos falar primeiro sobre o jogo em si. Não vou me gabar disso, mas a jogabilidade de xadrez deste jogo é tão sólida que não parece um produto desta época. O conflito entre as armas, a influência do terreno e o desenvolvimento dos generais, todos os aspectos requerem estratégia, e não é algo que possa ser esmagado sem pensar, acumulando poder de combate. Cada movimento no campo de batalha deve ser calculado corretamente. Se você fizer um movimento errado, poderá perder tudo. É assim que um verdadeiro jogo de estratégia deveria ser. E a trama está completa, da Rebelião do Turbante Amarelo aos Três Reinos, as tramas principal e ramificada estão interligadas, e os personagens são desenvolvidos, permitindo que um jogador experiente como eu se acalme e saboreie aos poucos.
Mas o que me faz suspirar ainda mais é que este jogo ainda insiste no modelo de pagamento 0. Você deve saber que no mercado atual de jogos para celular, mesmo que seja uma versão para um jogador, ele ainda está ansioso para oferecer a você uma loja de compras no aplicativo. "War Chess World" não tem esses sinos e assobios. Ao entrar, você pode reproduzir o conteúdo com tranquilidade. O equipamento depende do combate, os generais dependem do recrutamento e tudo depende de estratégia e paciência. Isso me lembra aqueles jogos clássicos da era Symbian, onde eu gastava dezenas de dólares para comprá-los e depois jogá-los por meses ou até um ano.
Para ser honesto, entendo que os jogos para celular agora precisam ser lucrativos, mas muitos fabricantes consideram "grátis + ouro krypton" a única saída, mas ignoram a qualidade do jogo em si. Se houvesse mais jogos de estratégia de alta qualidade como “War Chess World”, a atmosfera no círculo de jogos para celular poderia ser muito melhor. Claro, a realidade é tênue e esse modelo pode não ir muito longe comercialmente, mas pelo menos prova que ainda existem equipes dispostas a fazer algo por sentimento.
Voltando ao assunto, vamos falar sobre as tendências de desenvolvimento de jogos para celular. Pessoalmente, sinto que o mercado de jogos móveis pode tornar-se polarizado no futuro: de um lado há “doces digitais” que são ricos em ouro e socialmente ligados, e do outro lado há “boutiques independentes” que regressam à sua essência e se concentram na experiência. Por exemplo, "War Chess World" pertence a este último. Embora seja um jogo de nicho, pode reter jogadores importantes. E à medida que a tendência de transplantar jogos de console e PC para jogos móveis se torna cada vez mais óbvia (como Genshin Impact, Tower of Fantasy), os jogadores terão requisitos de qualidade cada vez mais altos. Aquelas rotinas que dependem da troca de skins e da compra de volume para vencer serão, mais cedo ou mais tarde, eliminadas.
Finalmente, de volta à música. Embora a música de fundo deste jogo não seja tão avançada, os sons de tambores e confrontos de espadas no campo de batalha são muito envolventes, especialmente a música "Form Breaking Music" durante o cerco, que me lembra dos dias em que jogava "Fire Emblem" no Nokia. Talvez o que os jogadores antigos queiram nunca sejam os gráficos lindos, mas a pura diversão estratégica.
À medida que envelheço, falo um pouco mais. Mas eu realmente acho que se você está cansado das rotinas dos jogos mobile atuais, você pode experimentar este “War Chess World”. Sem dinheiro, sem esforço, apenas queimando o cérebro para recuperar a verdadeira natureza do jogo. 😌