Para ser sincero, quando vi o nome "Plane War: Thunder and Lightning", minha primeira reação foi "outro jogo de aeronave com nova aparência"😅. Mas depois de jogar por dois dias, tenho que admitir – embora este jogo não seja uma obra-prima destruidora do mundo, é realmente um pouco interessante entre jogos semelhantes para celular.
Sem nos gabarmos, vamos primeiro falar sobre suas vantagens. O maior destaque deste jogo é a sensação operacional, que realmente traz de volta a sensação nítida e nítida do arcade "Thunderbolt". A vibração da tela quando a bala atinge o avião inimigo e a granulação dos efeitos especiais da explosão me lembram os dias em que eu colocava moedas no fliperama. Além disso, ele não possui nenhum sistema complicado de ouro criptônio, como força física, desenho de cartas e aprimoramento de equipamento. Começa com um lutador inicial e luta até o fim, contando apenas com a operação para passar de nível. Isto é simplesmente uma lufada de ar fresco no ambiente de jogo para celular de 2025🌿.
Mas as deficiências também são óbvias. Em primeiro lugar, o conteúdo do jogo é muito pequeno. Existem apenas dezenas de níveis no total, e existem apenas seis ou sete tipos de inimigos: pequenos aviões vermelhos, grandes aviões azuis, chefes que podem lançar bombas rastreadoras e, ocasionalmente, dois meteoritos... Comecei a me cansar disso depois de jogar por volta do 15º nível. Comparado com jogos semelhantes, como "Thunder Fighter OL" ou "Galaxy on Fire", eles têm atualizações de armas, combinação de alas e até ramificações de enredo, enquanto "Thunderbolt" é apenas um caminho para a morte, sem nem mesmo uma loja de acessórios. Dizer que se trata de um “jogo de arcade clássico masterclass” é na verdade mais uma homenagem à série “Thunderbolt”, do que realmente superá-la.
Além disso, verifiquei o nome do desenvolvedor "Beijing Kuaibokos". É uma pequena empresa que faz jogos casuais. Ela já lançou vários jogos de tiro voador para celular antes, e sua reputação é mediana. Este jogo é gratuito, sem compras no aplicativo, e parece ser monetizado exclusivamente por publicidade - sim, um anúncio de 30 segundos é reproduzido a cada três minutos de jogo, e o botão de fechamento do anúncio é tão pequeno quanto um grão de arroz😤. Felizmente, os anúncios podem ser ignorados e não são obrigatórios de assistir, mas a frequência afeta a imersão.
Falando sobre jogos semelhantes, a propósito, deixe-me mencioná-los. Na atual categoria de jogos de tiro para celular, os que são realmente bons são "Thunder Fighter" (antigo fabricante), "Arrogant Eagle" (transplante) e "Star Breakout" (orientado para hardcore). Comparado a eles, “Trovão e Relâmpago” ganha em simplicidade e nostalgia, mas perde em profundidade e riqueza. Se você é um jogador antigo nascido nos anos 70 ou 80 e quer apenas encontrar a sensação da infância em uma época fragmentada, vale a pena experimentar este jogo; mas se você procura emoção, cultivo ou interação social, esqueça.
Por fim, pode ser um pouco estranho postar recomendações de jogos nesta seção de namoro selfie 🤔, mas vale a pena compartilhar bons jogos. Se você está cansado de jogar aqueles jogos online sofisticados, você também pode tentar este jogo de arcade de "retorno à natureza". Mas lembre-se de trazer fones de ouvido, os anúncios são bem barulhentos 😂.