图片
Para ser sincero, quando vi o anúncio da atualização da “Segunda Guerra Mundial”, de repente me senti um pouco confuso. Eu sou um cara velho que joga desde a era Symbian. Joguei a versão móvel de "Age of Empires" no Nokia N97. Tinha uma pequena tela e botões de operação, e eu poderia construir um quartel por meio dia. Mas esse tipo de pura diversão estratégica é difícil de encontrar nos novos jogos hoje em dia.
Mais tarde, nos primórdios do Android, ainda me lembro da primeira vez que joguei a versão original da “Segunda Guerra Mundial”. Fiquei realmente chocado com a cena de milhares de pessoas online e corpo a corpo em tempo real. Você deve saber que, naquela época, a maioria dos jogos para celular ainda eram para um jogador ou com conexões fracas e podiam acomodar centenas de jogadores e 100.000 unidades para competir na mesma tela ao mesmo tempo. A base técnica era realmente boa. Para ser justo, o Beijing Hard Rock, o desenvolvedor da época, era um dos líderes no campo de jogos de estratégia para celular.
Desta vez vi que “Segunda Guerra Mundial” atualizou o mapa Europa Universalis para Total War, e também lançou um evento de Ano Novo, o que me emocionou um pouco. Para ser honesto, muitos dos jogos de estratégia para celular de hoje se tornaram uma questão de comprar cartas para ganhar dinheiro e acumular poder de combate. Há cada vez menos pessoas que insistem em seguir o caminho da simulação de guerra real como esta. Elementos como geografia, terreno, suprimentos e diplomacia podem parecer difíceis, mas são exatamente o que os jogadores veteranos gostam. Qualquer pessoa que jogou na era Saipan não estudou as linhas do exército no mapa e pensou em como flanquear as linhas de abastecimento?
Embora eu esteja fora do jogo há vários anos, ocasionalmente ainda vou assistir a um jogo. Se amigos novatos quiserem experimentar o que é uma estratégia real em grande escala em tempo real, sem buscar uma aparência sofisticada, e apenas quiserem sentir a tensão de centenas de pessoas lutando na mesma tela, então "Segunda Guerra Mundial 2" realmente vale a pena tentar. Afinal, a entrada é gratuita e você pode desfrutar de horas de imersão em apenas um jogo, o que é raro nos jogos para celular de ritmo acelerado de hoje.
Nostálgico pela nostalgia, devo dizer que esse tipo de jogo não é amigável para novatos e exige paciência para começar. Mas se você é um jogador da velha escola que gosta de pensar em estratégias e não se importa em perder alguns jogos, então este jogo certamente lhe dará uma sensação de realização há muito perdida. 😌